Sopa de Grão de Bico com Batata Doce e Couve Flor


A sopa é a “tranca da barriga”. E há tantos tipos diferentes. Com couve ou sem ela. De um legume só ou de muitos legumes. Com massa. De carne ou de peixe. Com especiarias ou apenas temperada de sal. Um creme fino ou uma sopa espessa. Com leguminosas ou sem elas.De beber ou de deixar a colher ficar de pé. Com natas ou leite de coco. Consumé ou canja. Da pedra ou de rabo de boi. De cebola à francesa ou um português caldo verde com uma fatia de broa e umas rodelas de bom chouriço. Sopas frias ou sopas quentes. Com legumes crus ou cozinhados…
Não há portanto desculpa para que a sopa não faça parte da nossa alimentação diária.
Hoje há sopa! Com grão, batata doce e couve flor numa combinação cremosa e com especiarias.

E para quem estiver interessado, ainda existem vagas para um Workshop este sábado, dia 20 de Fevereiro, nos Workshops Pop-Up, na Rua do Almada, no Porto, pelas 15h.(Podem inscrever-se ou pedir mais informações em info@workshops-popup.com) Vou partilhar com todos ideias, dicas e receitas de como podem tornar a alimentação dos vossos filhos mais “saudável”. Como fazer papas caseiras, snacks e lanches mais saudáveis e sem adição de açúcar ou alimentos processados e até receitas cheias de vegetais “escondidos”. Uma partilha de tudo o que sempre fiz com a alimentação do Zé Maria e que eu espero poder também ser de utilidade para outros pais que também se preocupam com esta temática. Espero encontrar-vos por lá!

Ingredientes:

350g de grão de bico cozido
1 couve flor pequena
1 batata doce pequena
1 colher de chá de cominhos em pó
azeite q.b.
sal q.b.
Sementes de girassol para servir

Preparação:

Descasque a batata doce e corte-a em cubos pequenos. Separe os raminhos da couve flor.
Leve uma panela ao lume com o azeite e junte a batata, os raminhos de couve flor e os cominhos e envolva bem. Deixe saltear uns minutos e acrescente depois o grão de bico. Tape os legumes com água, tempere de sal e dixe cozinhar em lume brando até tudo estar bem macio.
Com a varinha mágica triture bem a sopa, de modo a que fique bem cremosa mas não demasiado grossa. Se necessário acrescente mais água a ferver até que tenha a consistência desejada. Retifique de sal.
Sirva a sopa bem quente polvilhada com umas sementes de girassol.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Humm... Uma deliciosa sopa.
    Ohh, é pena o workshop ser tão longe da minha residência. O tema interessa-me bastante pois queremos sempre o melhor para os nossos filhos, começando pela alimentação.
    Se fosse aqui para a zona centro era bom. Tem de dar um aqui para estes lados :)
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Parece-me lindamente! Hei de fazer! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Cristina12:00

    Boa ideia!... Só me falta a couve-flor... Ontem acabou-se o creme de legumes em que usei a última que comprei. As pequenas deliciaram-se com ele.
    Vou fazer este brevemente.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:12

    Aqui está uma boa combinação para uma sopa. Acho que irei experimentar brevemente, pois tenho todos os ingredientes em casa. Adoro sopa, e com tanta combinação de ingredientes, não há motivos para não variar. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Tenho todos os ingredientes em casa, por isso, vou fazer quando acabar o creme de couve-flor, cenoura e caril que fiz para esta semana. :)

    ResponderEliminar
  6. Que rica sopa,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Imprimir