Queijadinhas de Limão


De resto os dias vão passando entre a animação dos pequenos aqui por casa e o facto de praticamente não parar de chover e de as brincadeiras com eles serem entre os carrinhos, os jogos e os legos.
O Zé, gosta de cozinhar e tem agora uma mini cozinha - que era das primas - com tachos e frigideiras e gosta de andar de volta daquilo. Enquanto ele cozinha com legos no tacho e carros no forno, eu aproveito a tarde cinzenta para fazer um docinho para o fim de semana. Umas queijadinhas de limão. Servidos?

(E o passatempo KASA continua a decorrer até à próxima terça-feira! Não deixem de participar!)

Ingredientes para cerca de 12 queijadinhas:

2 ovos
50g de manteiga derretida
300g de açúcar
100g de farinha
500ml de leite
1 limão

Preparação:

Misture os ovos com o açúcar mas bem bater muito. Em seguida junte a manteiga, a raspa do limão e a farinha e por fim o leite, aos poucos e poucos , mas sempre sem bater muito a massa.
Coloque a mistura em forminhas individuais previamente untadas com manteiga e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até estar cozinhado.
Retire depois das forminhas e coloque em formas de papel frisado para servir.
Se gostar decore polvilhando com açúcar em pó.


Bom Apetite!

29 comentários :

  1. Anónimo09:50

    Uma ideia bem docinha para alegrar este fim de semana que se adivinha chuvoso! Aproveite todos estes momentos com eles, com todas as brincadeiras, pois o tempo passa a correr. Acho que que temos um "mini-chefe" em casa, mesmo que seja a "cozinhar" legos e carros! É uma forma de estimular a imaginação, algo que faz falta às crianças , hoje em dia. É caso para dizer que "filho de peixe sabe nadar"! Um grande beijinho, e um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. O meu marido é perdido por este tipo de queijadas, vou experimentar, são tão simples. O filho está a querer aprender com a mãe ;) qualquer dia já ajuda! Votos de muitas felicidades em tudo, com o novo livro também.
    Beijinho. Susana (sou amiga da Andrea T., ela é que me falou da Joana e do blog e desde aí que a sigo) Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Adoro estas pequenas queijadinhas :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  4. Ai q lindas! Quero fazer :) Vou tentar aproveitar este fds ao máximo na cozinha :) Vou fazer umas bolachinhas de baunilha e, se conseguir, um bolinho ou estas queijadinhas! Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  5. Sim, sim servida. Vou já provar um ;)
    Que bom aspecto :P
    Beijinhos e bom fim-de-semana!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. 300g de açúcar para 1/2 litro de leite??
    E dá isso a comer à crianças? Credo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mushroom
      Não me parece que siga habitualmente este blogue. Senão saberia que o meu filho não come ainda açúcar apesar de ter 2 anos e meio.
      Também não percebo porque é que ao ler os ingredientes de uma receita o seu primeiro comentário é se dou às crianças...
      E já agora, só a titulo de curiosidade 300g de açúcar é, em média a quantidade de açúcar que um bolo normal, simples e sem creme ou chocolate leva. O mesmo bolo que damos inocentemente à criança.
      Não percebo o espanto pela quantidade de açúcar na receita. Esta quantidade dá para cerca de 12 queijadas grandes. Parece-me perfeitamente normal.. Realmente não percebo a pertinência do comentário.
      Joana Roque

      Eliminar
    2. Anónimo12:37

      E se desse? É veneno?

      Eliminar
    3. Por acaso sou seguidora assídua do blog e já fiz algumas das receitas que publica. E quando o faço, tanto deste blog como de outro qualquer retiro sempre açúcar às receitas, já cheguei ao cúmulo de retirar metade do açúcar de algumas receitas e mesmo assim achar que o resultado era demasiado doce.

      É normal, tanto neste blog como noutro, achar que muitas das receitas têm sempre uma quantidade absurda de açúcar.

      300g de açúcar por 12 queijadas dá 25g de açúcar em cada queijada. Isso é a quantidade máxima de açúcar que um adulto deve consumir num dia!

      E para o anónimo das 12h37, sim, o açúcar é um veneno ou não tem estado atento às notícias??

      Eliminar
    4. Anónimo18:28

      Também alguns mushrooms são venenosos... ����

      Eliminar
    5. Eu não estou aqui para espalhar veneno e ao menos dou a cara.

      Só acho que um blogger tão conhecido, com livros editados e tudo, tem de certa forma alguma responsabilidade social no que diz respeito à saúde. E o tema do excesso de açúcar na alimentação tem sido um dos mais debatidos ultimamente.

      Eliminar
    6. Não gosto nada quando os meus leitores vêm aqui ofenderem-se uns aos outros. Afinal todos temos direito às nossas opiniões e maneiras de estar na vida. E um debate educado sobre isso mesmo é até saudável. Portanto não venham (mesmo) espalhar veneno.
      Para si Mushroom, e como visitante assidua, posso dizer-lhe que a luta contra o excesso de açúcar - e principalmente na alimentação infantil - é algo com que me tenho debatido. E pode ver isso em muitos textos de posts passados em que sempre refleti essa minha visão acerca do excesso de açúcar na alimentação, principalmente agora que tenho dois filhos.
      E por isso, é uma opção minha evitar ao máximo o açúcar na alimentação dos meus filhos, algo que tenho conseguido com sucesso.
      Realmente uso a minha "visibilidade" para me debater nesse assunto do excesso de açúcar. Por isso em minha casa raramente entram alimentos processados, bolachas ou bolos de compra. Faço o nosso pão e até os iogurtes. Explico aqui variadissimas vezes como faço os lanches do meu filho de modo a dar-lhe uma alimentação sem açúcar mas ao mesmo tempo atrativa, e inclusivamente fiz um ws no fim de semana passado sobre esse tema.
      Foi por isso que não percebi bem a pertinência inicial do seu comentário quando eu há já tanto tempo me debato aqui com essa questão. E esse também o motivo porque questionei se era visita assídua, porque falo tantas e tantas vezes nesse tema por aqui.
      Agora a receita de hoje. Sim, pode ser açúcar a mais. Mas este género de receitas, baseadas em receitas mais "conventuais" e tradicionais tendem sempre a ser muito carregadas de açúcar. Deixam-se para dias especiais. Para de vez em quando. Podemos fazer estas queijadas com 25g de açúcar e comer só uma e dividir as outras com os amigos. É um doce para o fim de semana, não para comer 5 por dia.
      A vida não deve ser demasiado rígida. Sim, vamos evitar o açúcar (não só as crianças, mas também os adultos). Mas um dia não são dias. E o radicalismo é algo que ninguém aguenta por muito tempo.
      O excesso de açúcar faz mal e é relente um veneno: o excesso. Mas a tendência - que agora quase que virou obsessão - pelo saudável também não me parece mais benéfica.
      Aqui por casa a alimentação é cuidada durante a semana. Muita sopa, frutas e legumes. Carne e peixe. Iogurte natural e papas de aveia. Nem sequer açucareiro temos porque ninguém cá em casa usa açúcar.
      O açúcar serve para o bolo o fim de semana, sobremesas dos dias de festa e o açúcar das compotas para oferecer no natal.
      E se passamos a semana quase sem açúcar (e sem açúcar escondido também), não me parece assim tão mal consumirmos um doce ao fim de semana.
      Mas também tenho a consciência de que a realidade de minha casa não é a realidade da maioria das pessoas.
      Fez bem em alertar. E de qualquer maneira gosto sempre de saber que há outras pessoas que também levam esta questão do açúcar a sério.
      As opiniões e ideias diferentes tem sempre espaço aqui.
      Obrigada por estar desse lado.
      Joana Roque

      Eliminar
    7. Apesar de ser uma leitora assídua, confesso que não dou muita atenção aos textos, costumo focar-me essencialmente na receita. Daí que seja possível que essa preocupação com o açúcar me tenha passado ao lado.

      Continuação de bons cozinhados. ;)

      Eliminar
    8. Ja salvei a receita e vou fazer com certeza. Hummmm muito obrigada por ensinar. Facílima e deve ser deliciosamente doce 😋💗

      Eliminar
  7. Será que posso levar a cozer logo nas formas??

    ResponderEliminar
  8. nas formas de papel, queria eu dizer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa,
      Não aconselho. Ficam coladas!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Boa noite Joana. Não utiliza o sumo do limão? Obrigada.

    ResponderEliminar
  10. tão bom!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    Ps: se estás a pensar viajar só ou acompanhada este ano passa pelo meu blogue amanha que vai ter um desconto extra especial numa agencia fantástica! Podes fazer o teu orçamento e vês se compensa! fica a dica

    ResponderEliminar
  11. Está tudo a postos para começar estas belezas. Adoro queijadas e adoro limão! 😊 gostava que ficassem tão bonitas como as suas. Que formas utilizou? Não me parece ter sido nas tradicionais dos muffins, estão com as laterais tão direitinhas 😊

    ResponderEliminar
  12. Adoro doces com limão.
    Mais uma receita para experimentar :)
    www.chadascinco.pt

    ResponderEliminar
  13. vou guardar a receita, devem ser deliciosos.

    http://beautyshinewoman.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Anónimo19:47

    Olá Joana,
    Fiz no fds passado e foram aprovados...
    Só lamento não os ter deixado mais tempo no forno, (é que o meu forno é a gáz) e há sempre alterações de forno para forno... Fora isso, toda a gente gostou muito.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo19:05

    Olá! Essa farinha é de trigo? Obrigada!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:37

    Boa tarde. Sou nova aqui...gostaria de saber se bato na mao ou posso usar a batedeira?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo20:00

    ja as fiz e sao fantasticas

    ResponderEliminar
  18. Anónimo18:06

    Não uso o suco de limão?

    ResponderEliminar
  19. Anónimo17:19

    Será que da certo fazer em uma forma só. Grande?

    ResponderEliminar
  20. Ah gente .... Pelo amor de Deus.... a internet esta cheio de receitas, se vc gosta, faça, se não, passe em frente.... quanto mimimi ... ..

    ResponderEliminar

Imprimir