Legumes Assados com Lombinho de Porco


Parece que nasceu ontem, mas hoje o meu António já faz 5 meses. O tempo tem passado a correr. O meu pequeno está quase a começar a comer sopas e fruta, já se endireita todo muito bem, já se quer sentar, ainda que necessite de alguma ajuda para se apoiar, já brinca com as maõs, agarra e transfere objetos e já quase que consegue colocar a chupeta sozinho na boca. Vai passando etapa em etapa, o que significa que está a crescer bem e isso é tudo o que realmente interessa. É um bebé muito curioso e bem disposto. Ri-se para todos os que falam para ele e é um conversador nato! Adora olhar para o irmão mais velho a fazer gracinhas e disparates e ri-se imenso com ele!
É uma casa cheia e uma alegria constante estar em casa com estes dois. E sim, tem dias também que é cansativo - mas é essencialmente uma alegria!
Entre fraldas, biberons, sestas, brincadeiras e mudas de roupa há também tempo para tudo o resto, ainda que muitas vezes os meus horários possam parecer estranhos.
Muitas vezes o jantar adianta-se durante as sestas da manhã, assim como o almoço. Trabalha-se durante as sestas da tarde, quando estas são coincidentes. E o fim do dia é sempre mais complicado: muita brincadeira com os dois, tentando não descurar as necessidades de nenhum. 
No meio de uma coisa e de outra, vai-se fazendo o jantar. Este é mesmo um jantar para dias de inverno!

(Entretanto não se esqueçam que continua a decorrer o passatempo KASA onde podem ganhar um simpático cabaz de prémios. Saibam tudo no post de ontem!)

Ingredientes para 2 pessoas:

1/2 pimento vermelho pequeno
1 pastinaca
1 cenoura
1 alho francês
1 courgete
10 cogumelos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 colher de chá de ervas da Provença
1 lombinho de Porco

Preparação:

Descasque a cenoura e a pastinaca e corte-as em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho. Corte o alho francês em rodelas finas e lave bem, a courgete em cubos, os cogumelos em quartos e o pimento em tiras não muito finas.
Coloque todos os legumes num tabuleiro que vá ao forno e tempere-os com sal, pimenta, as ervas da provença e um pouco de azeite. Envolva bem e leve a assar, tapado com papel de alumínio, durante cerca de 40 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC.
Entretanto corte o lombinho de porco em fatias com cerca de 1 dedo de espessura e tempere-as com sal e pimenta. Grelhe-as depois num grelhador ou chapa quente até que fiquem cozinhadas.
Sirva o lombinho de porco com os legumes assados.
Se desejar acompanhe também com um pouco de arroz branco.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo12:01

    Adoro assados no forno, e esta é mais uma forma de variar. Disfrute de todos os momentos com os seus meninos, pois o tempo passa muito rapidamente. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Como eu percebo mas ainda só tenho um filho :) Vale-me a ajuda que tenho por parte do meu marido e pais, também. O pior agora tem sido mesmo as noites mal dormidas. E, é como diz, o tempo passa mesmo a corre. Há que aproveitar todos os momentos.
    Quanto à refeição, boa como sempre :)
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. E já agora, para quando um livro com sugestões para bebés e crianças?

    ResponderEliminar
  4. Uma alegria nessa casa,...
    Adorei a sugestão que nos trazes,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana, é fácil encontrar pastinaca? Se não conseguir, sugere algum legume para substituir? Obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Maravilhoso! Está decidido o jantar de hoje. Vou adicionar couve-flor, que tenho uma grande para gastar ;)

    ResponderEliminar

Imprimir