Coxas de Frango Assadas com Abóbora, Batata e Cenoura


Das combinações que resultam bem: Frango assado com abóbora. Das receitas que se fazem em pouco tempo: tudo misturado num recipiente só. Dos temperos simples: azeite, sal e ervas da provença. Dos dias em que chegamos a casa com pouco tempo para fazer almoço: sábado. Do eletrodoméstico que nos faz o almoço ou jantar sem nos preocuparmos muito: forno.
De muitas coisas simples que fazem os meus dias. Chegar a casa e colocar o tabuleiro com o almoço, preparado de véspera, no forno. De ter tempo e arrumar louça. Dar de mamar ao António. De por a mesa e de fazer uma tarte para aproveitar o forno quente. Tudo isto enquanto o almoço se faz.
E depois ainda há quem diga que fazer o almoço dá muito trabalho. Com um almoço destes estão safos!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 coxas de frango (não muito grandes)
150g de abóbora manteiga sem casca
2 cenouras médias
1 pastinaca
1 cebola
8 batatinhas novas pequenas (ou tipo primor)
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
100ml de vinho branco
1 colher de chá de ervas da Provença
1/2 limão
azeite q.b.
colorau q.b.

Preparação:

Tempere as coxas de franco com sal, pimenta, dentes de alho laminados, sumo de limão e o vinho branco e deixe a marinar.
Entretanto corte a abóbora em cubos, descasque as cenouras e a pastinaca e corte-as em pedaços do mesmo tamanho, descasque a cebola e corte-a em meias luas grossas e corte as batatinhas ao meio.
Coloque depois as coxas de frango ao centro, num tabuleiro ou pirex. À volta disponha os legumes e tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Regue tudo com a marinada onde deixou as coxas e polvilhe com um pouco de colorau, as ervas da provença e regue com um fio de azeite.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante ceca de 45 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel, aumente a temperatura do forno e deixe dourar um pouco.
Sirva acompanhado com uma salada e arroz.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo08:50

    esta noite sonhei consigo! que a tinha encontrado na rua e lhe tinha perguntado porque ontem não tinha havido receita! e a joana respondeu, porque é feriado... ´sou umas das que veio trabalhar ontem! por isso para mim, não foi feriado e senti a falta da receita diária! Excelente opção!Agora começam as opções para a Quaresma que hoje se inicia e vai ser uma grande ajuda!Obrigada
    Margarida

    ResponderEliminar
  2. Hummm... uma comida bem ao meu gosto. Adoro frango. Ficou com excelente aspecto a sua refeição.
    Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:07

    Frango assado com legumes é sempre bom, e é uma maneira de variar só da versão com batatas. Gosto de receitas simples e descomplicadas, e que permitem várias variações. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Delicioso! Mesmo o meu estilo de pratos, rústico e com muitos leguminhos :)
    As imagens deste blogue também estão cada vez mais apelativas!

    Tenho passatempo de São Valentim hoje no blogue ❤
    http://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:24

    에볼플레이 먹튀검증 안전노리터

    ResponderEliminar

Imprimir