Caril de Frango com Abóbora e Couve Flor



Foi um fim de semana intenso. O batizado do António e da Benedita e a comemoração dos 40 anos do Miguel numa festa que reuniu toda a família. Foi um dia maravilhoso, que correu muito bem e que ficará para sempre na nossa memória. E se o sábado foi um dia de muitas emoções, o domingo foi um dia muito calmo, de brunch, sofá e ficar de pijama até meio da tarde (e confesso que ainda dei uma soneca no sofá...)
Entretanto começa outra semana, mais curta, e com a Páscoa à espreita! Depois de umas semanas de volta dos preparativos do batizado dos pequenos, espero agora conseguir voltar mais  facilmente a todas as coisas que foram ficando um pouco para trás...

E aproveito também para vos convidar a passar, esta quinta feira, dia 29 de Março, pelas 21h30, na Feira do Livro do Forum Coimbra, onde estarei a convite da livraria Bertrand a falar sobre comida (e a autografar livros) com quem quiser por lá passar!

Ingredientes para 4 pessoas (2 adutos + 2 crianças)

3 pernas de frango inteiras (com costas) partidas em pedaços
2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 pedaço de raíz de gengibre com cerca de 2,5cm
2 colheres de sobremesa de pó de caril
1 colher de sobremesa de curcuma me pó (açafrão das índias)
1 lata de leite de coco
1 couve flor pequena
250g de abóbora butternut
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
coentros picados q.b.

Preparação:

Pique a cebola com os dentes de alho e o gengibre até obter uma pasta. Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite e junte a pasta anterior mexendo bem até que a cebola comece a ficar translúcida. Junte depois o pó e caril e a curcuma e mexa bem, durante uns 5 minutos e em lume brando, para não agarrar. Junte depois o frango partido em pedaços, envolva bem no refogado e tempere com um pouco de sal e pimenta a gosto. Tape o tacho, e deixe cozinhar 30 minutos com o lume no mínimo. Ao fim desse tempo junte metade do leite de coco e retifique os temperos (se quiser usar picante ou malaguetas, pode juntar agora). Deixe cozinhar até o frango estar quase macio. Junte depois os legumes e o restante leite de coco e deixe acabar de cozinhar a carne e os legumes.
Sirva polvilhado com coentros frescos picados e com arroz basmati soltinho.


Bom Apetite! 

2 comentários :

  1. Anónimo09:42

    Ainda bem que correu tudo bem, com tanta celebração junta!
    Gosto destas ideias variadas de caril com legumes e carne (peixe, camarão), pois são bastante versáteis, e permitem gastar legumes que podemos ter no frigorífico.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que excelente sugestão!
    Feliz Páscoa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Imprimir