Bacalhau no Caçoilo com Batatinhas a Murro


Por vezes as receitas mais simples e com menos ingredientes são as que nos sabem melhor. Foi o caso deste bacalhau, com os acompanhantes habituais e que se preparou em poucos minutos. No entanto o jantar soube-me muito bem - a mim e acho que aos restantes cá de casa - de tal modo que não sobrou nada...
Uma das receitas do meu “meal prep” desta semana, e que mais uma vez me permite conseguir organizar os meus dias de uma forma muito mais calma, e que me poupa correrias desnecessárias na hora de jantar, normalmente sozinha com os três pequenos. Ganho descanso durante a semana com esta organização mas, acredito que nem todas as pessoas gostam ou de adaptam a isto. No final, cada um deve utilizar as técnicas que melhor resultam nas suas casas. Esta resulta muito bem connosco. E permite-nos ter sempre algo disponível para preparar um jantar equilibrado e saboroso para todos. Como este delicioso bacalhau!


Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças:

3 lombos de bacalhau
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
12 batatinhas novas pequenas
azeite q.b.

Preparação:

Descasque a cebola e corte-as em rodelas finas. Descasque os dentes de alho e lamine-os. No fundo de um caçoilo de barro (tacho de barro) coloque a cebola, os dentes de alho e a folha de louro. Por cima disponha os lombos de bacalhau, tempere com im pouco de pimenta moída na hora e regue generosamente com azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, regando o bacalhau de vez em quando com a mistura de cebola e azeite
Entretanto lave bem as batatinhas e leve-as a cozer em água temperada de sal até ficarem macias. Retire-as, escorra bem e de-lhes um pequeno murro, para que fiquem abertas. Coloque-as a rodear o bacalhau, envolva-as também no azeite e leve tudo ao forno mais uns 10 minutos.
Sirva com brócolos ou grelos cozidos.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:47

    É verdade!
    Também, tenho essa percepção em casa, pois as preparações simples são as que resultam melhor, não só na preparação como nos sabores.
    E não há nada mais reconfortante que um bacalhau e batatinhas assados no forno!
    Vou reter esta ideia, pois já não faço há algum tempo.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Parece-me deliciosamente bom :) Mais um prato teu a ser feito cá em casa! Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Parece tão simples e tem um optimo aspecto. Acho que vou arriscar e surpreender o meu namorado com esta receita, pois tenho pouquíssimo jeito para a cozinha :). Tenho algumas dúvidas.
    O tacho vai ao forno tapado?
    Fazer num pirex nao é a mesma coisa, porque o objetivo aqui que o bacalhau + cebolas + azeite fiquem bem aconchegados, e não espalhados, certo?

    Obrigada desde já :)

    ResponderEliminar
  4. Maravilha de prato, dos que sabem a tradição :)
    E os de bacalhau no forno são sempre tão simples de preparar... Que deliciosa partilha. Beijinhos

    http://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar

Imprimir