Bolo Mármore de Cenoura e Cacau


Há uns tempos, depois de uma publicação no instagram acerca e óleo de coco, houve leitores que ficaram com algumas dúvidas acerca de para quê e como é que eu utilizava o óleo de coco. Expliquei na altura que uso principalmente para fazer bolos, substituindo o óleo de girassol refinado que usava habitualmente e que faz parte das receitas de alguns bolos, numa tentativa de evitar usar gorduras não tão boas, e uma vez que usar azeite em bolos raramente resulta, e nem sempre a manteiga resulta tão bem como o óleo. Basicamente substituo a mesma quantidade que seria de óleo vegetal refinado, por óleo de coco ( prensado a frio e de preferência biológico -  atenção à qualidade dos óleos de coco!!)
E deixo-vos esta versão de bolo de cenoura e cacau, preparada com óleo de coco em substituição e outro óleo vegetal e que fica maravilhoso.
Espero que gostem!

Workshops Agendados:

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com


27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

350g de cenouras cruas
300g de açúcar amarelo
200ml de óleo de coco (se estiver sólido pesem 180g)
4 ovos
240g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa bem cheia de cacau cru em pó

Preparação:

No liquidificador ou robot de cozinha coloque as cenouras cruas cortadas em pedaços, o açúcar, os ovos, o óleo de coco e triture bem até obter uma mistura homogénea e sem grumos. Junte depois a farinha e o fermento e envolva bem até tudo estar misturado.
Unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha e coloque metade da massa na forma. À restante massa junte o cacau e misture bem. Coloque a massa com o cacau sobre a outra e envolva grosseiramente já na forma de modo a criar o marmoreado.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.
Retire depois do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme.


Bom Apetite!

19 comentários :

  1. Bom dia Joana :) mais uma sugestão maravilhosa.
    Só uma questão : é melhor derreter o óleo de coco? Ou usar sólido?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Podemos usar oleo de girassol?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:43

    Esta curiosa com este bolinho, quando vi a fotografia dele!
    Relativamente ao uso de azeite em bolos, tenho que discordar da Joana. costumo fazer bolos com azeite em vez do óleo, ou uma mistura de ambos em partes iguais, e não sinto muito a diferença, em termos de textura. Há que ter presente que tanto o óleo e o azeite têm sabores distintos (depende do gosto pessoal), e deve-se usar um que tenha um sabor suave.
    O uso de óleo/azeite ou manteiga nas massas de bolos, dá origem a bolos com texturas distintas (leve, macio, massa que não seca tão depressa, etc).
    Apesar de ter óleo de coco em casa e não usar com frequência (dura meses), normalmente uso-o em receitas que levem coco.
    Irei experimentar esta receita, bem como experimentar usar o óleo num bolo de coco (usando a base do bolo de iogurte, ou tentando substituir a manteiga por este óleo, ajustando as quantidades). Também, estou a ponderar substituir o cacau por coco ralado, pois é uma combinação interessante, que já vi algures na Internet.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Ainda não uso óleo do coco porque tenho uma dúvida que me demove sempre de o comprar.
    Quando usamos o óleo nos bolos a sua utilização é facilitada porque é liquido agora no óleo de coco temos de derreter como a manteiga? ou pode-se usar assim? tem um consistência ´mole´ao toque?
    Gosto imenso de bolo mármore e hei de fazer este de certeza!!! esta semana fiz o bolo mármore com banana e é simplesmente divinal :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:40

      Rute,

      O que acontece com o óleo de coco, é que este fica sólido no tempo frio (ou se guardado no frigorífico). Em tempo quente, fica liquido ou "mole", depende da temperatura da divisão.
      Espero que a explicação ajude!

      Um beijinho,
      Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Ajudou sim Sara Oliveira :)
      obrigada :)
      é desta que vou experimentar.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Diana18:29

    Também discordo Joana... sempre que as receitas de bolos pedem óleo eu uso azeite sem problema... sem misturas como a Sara, apenas azeite na mesma proporção. Resulta perfeitamente.

    ResponderEliminar
  6. Bolinho bom! Vou fazer de certeza! Bjinhos e bom fds :)

    ResponderEliminar
  7. Que rico bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/05/feijoada-de-pota.html

    ResponderEliminar
  8. João Costa07:47

    É sempre interessante o uso de novos ingredientes mas usar óleo de coco por uma questão de ser mais saudável e depois em pouco mais de 1kg de ingredientes 1/4 ser acucar é assustador...

    300gr de acucares não é um exagero??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo08:42

      Bom dia. O óleo de coco, apesar de ser vegetal e ter propriedades nutricionais interessantes, não é propriamente saudável, já que tem comportamento de gordura saturada.

      Eliminar
    2. João.
      Eu nunca disse, nem essa era a minha intenção que este era um bolo saudável. Há para isso muitos blogues, sites e contas de instagram que se dedicam a isso. Eu referi que, por uma opção pessoal, tenho evitado o uso de óleos refinados. E daí substituir o óleo de girassol por óleo de coco prensado a frio que, actualmente é acessível a todos em quase todo o lado.
      A única preocupação foi essa. Tal como em outras receitas substituo o óleo de coco por manteiga ou azeite. Apenas com a preocupação de usar uma gordura não refinada e processada.
      A questão do açúcar é outra questão. E por mais bolos que se façam com outros açúcares de substituição para serem mais saudáveis a textura e o sabor nunca são os mesmos, pelo menos nas receitas mais convencionais e tradicionais. Mas pode sempre colocar um pouco menos de açúcar como uma leitora aqui falou.

      Eliminar
    3. Anónimo:

      Em lado algum escrevi a palavra "saudável". Ou vendi este bolo como sendo saudável por usar óleo de coco. Referi apenas que não queria usar uma gordura refinada. Substituí por óleo de coco, como outras vezes substituo por manteiga ou azeite. continuam a ser gorduras. Apenas não sai refinadas. E foi apenas essa a minha ressalva com esta receita.
      Este não é, nem nunca foi um blogue de receitas saudáveis.
      Além disso, dependendo do tipo de regime alimentar, e de alguns fundamentos científicos na área do colesterol, há quem diga que a relação das gorduras saturadas e do colesterol é um mito.... Não há aqui lugar a essa discussão.
      Em suma, só pretendi substituir uma gordura refinada por uma gordura não refinada e optei pelo óleo de coco extraído a frio. Apenas e só isso. Não há aqui leituras de bolo saudável. Um bolo será sempre um bolo. Para comer com moderação e de vez em quando.
      Joana Roque

      Eliminar
  9. Irene Duarte08:52

    Bom dia, fiz o bolo com algumas alterações: substitui o óleo de coco por cerca de 100ml de óleo de girassol (isto porque evito usar gorduras saturadas, que é o caso do óleo de coco) e usei cerca de 190g de açúcar amarelo. Ficou um bolo excelente, tanto em textura como em sabor. Obrigada pela receita, Joana.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia,

    Que acha do uso de farinha de alfarroba nesta receita? Talvez com uma pitada de canela...

    ResponderEliminar
  11. esse bolo deve ser uma delicia parabens joana

    ResponderEliminar
  12. Bom dia
    Gosto muito desta receita e estou a pensar fazê-la para um aniversário em breve. Tenho só uma dúvida, somos muitos e vou usar uma forma que tem cerca de 30x40 cm. Basta duplicar a receita? E será que sendo uma forma sem buraco faz diferença?
    Se me puderem esclarecer, obrigada! 😊

    ResponderEliminar
  13. Your blogs are great.Are you also searching for nursing pico writing help? we are the best solution for you. We are best known for delivering nursing writing services to students without having to break the bank.

    ResponderEliminar
  14. This post is quite informative. I love reading your blogs. Quite helpful. Are you also searching for Academic content writing services we are the best solution for you. We are best known for delivering the best services to students without having to break the bank.

    ResponderEliminar

Imprimir