Tostas de Pão de Centeio com Pasta de Abacate e Ovo Quente


O pequeno almoço. Sempre o pequeno almoço. Aquela refeição do dia que me enche as medidas e que às vezes é meu único momento calmo do dia, enquanto os miúdos ainda dormem - principalmente durante a semana.
E sim, gosto de variar! Há muito que os pequenos almoços mais convencionais de torradas e café com leite, ou cereais, já não fazem (habitualmente) parte dos meus inícios do dia. A minha paixão são os ovos - que são o meu ingrediente favorito - e abacate uma paixão dos 4 ou 5 anos. E aos fins de semana as panquecas e waffles...
E portanto é sexta feira e vale a pena começar o dia com cor, e um ovo muito fotogénico. Será talvez o meu pequeno almoço favorito....

Workshops Agendados:

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 1 pessoa:

2 fatias pequenas de pão de centeio e trigo integral (usei pão feito em casa, mas podem usar outro pão da vossa preferência)
1/2 abacate maduro
sumo de limão q.b.
flor de sal q.b.
1 ovo de tamanho médio
biovivos (rebentos) de Girassol (completamente opcional, é só porque fica giro na foto!)

Preparação:

Coloque o ovo numa panela pequena e cubra de água. Leve ao lume. Assim que começar a ferver conte exatamente 4 minutos. Desligue e retire de imediato o ovo da água quente e coloque-o numa taça com água fria. Deixe arrefecer e descasque cuidadosamente. Reserve.
Esmague depois o abacate com uma pitada de flor de sal e umas gotas de sumo de limão. 
Torre o pão. Barre cada fatia, generosamente, com a pasta de abacate e coloque num prato. Cuidadosamente - e sobre as tostas - corte o ovo ao meio e coloque uma metade sobre cada tosta e termine com uns rebentos de girassol.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo11:20

    Uma ideia bastante vistosa e diferente!
    Os meus pequenos almoços, estão a começar a variar, mas não são vistosos quanto os seus!
    O abacate vai aparecendo (quando os encontro a um preço jeitoso, dentro do possível), bem como os ovos (normalmente mexidos, preparados de véspera). Quando tenho tempo, e alguns ingredientes, gosto de os fazer em cocotte com presunto, e assar alguns legumes (cogumelos e tomate, ou espargos se tiver).
    O leite com cereais de pequeno almoço desapareceram há bastante tempo, e de vez em quando aparecem umas papas de aveia.
    Mas há muito para experimentar e variar, consoante a nossa disponibilidade, e mesmo uma singela sandes/tosta podem ser complementadas com fruta ou alguns legumes de salada.
    Mesmo não sendo perfeito, recuso-me a sair de casa sem o pequeno almoço tomado (a não ser que tenha que fazer análises). Fico demasiada rabujenta se não como, e o dia corre extremante mal.
    Vamos ver se experimento fazer os ovos com menor cozedura (faz-me confusão a clara demasiado líquida) ou mesmo escalfados.
    E sim, esses rebentos ficam bonitos na fotografia!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:56

    Não consigo visitar o seu instagram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo,

      Presumo que não seja utilizador do instagram e que ia apenas de propósito ver a conta, certo?
      Apenas mudei o nome de utilizador de joanaroque78 para joanacostaroque
      siga aqui:
      https://www.instagram.com/joanacostaroque/

      Um beijinho,
      Joana Roque

      Eliminar
    2. Anónimo15:03

      Obrigada

      Eliminar
  3. Eu também não! Penso que acabou foi? Ou passou a ser privado? Obrigada!A foto está linda, e o sabor ...

    ResponderEliminar
  4. Ana,

    Presumo que não seja utilizadora do instagram e que ia apenas de propósito ver a conta, certo?
    Apenas mudei o nome de utilizador de joanaroque78 para joanacostaroque
    siga aqui:
    https://www.instagram.com/joanacostaroque/

    Um beijinho,
    Joana Roque

    ResponderEliminar
  5. This is quite a .good blog. Keep sharing. I love them Are you also searching for Nursing Writing Center? we are the best solution for you. We are best known for delivering nursing writing services to students without having to break the bank.

    ResponderEliminar
  6. I want to always read your blogs. I love them Are you also searching for Nursing Pico Writing Help? we are the best solution for you. We are best known for delivering Nursing Pico writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir