Bolo de Cenoura com Cobertura Cremosa de Chocolate


Para os seus 3 anos, o António escolheu um bolo de cenoura. Tal como o Zé Maria definiu muito bem as suas escolhas: quero um bolo de cenoura para casa, e bolachinhas da mamã para levar para a escola. Foi assim que decidi fazer uma bolacha gigante para ele cantar os parabéns na escola, usando a receita das bolachinhas de aveia, amêndoa e chocolate (receita aqui: ) que tripliquei, formando a bolacha grande.
E depois foi fazer uma simples receita de bolo de cenoura no qual coloquei uma cobertura cremosa de chocolate. E assim foram os bolos do António.
E só porque eu adoro, e  porque recebi imensas perguntas acerca disso, o Cake Topper lindo, com o nome do meu miúdo do meio foi feito pela Sara da Rock n Bake (podem seguir o trabalho dela aqui: https://www.instagram.com/rocknbakebysp/ )
E mesmo com o calor, como é sexta feira não deixa de ser dia de bolo. Este estava realmente delicioso, e mesmo sem cobertura fica muito bom, fofo e nada seco.
Espero que gostem! Bom fim de semana a todos!

Ingredientes:

250g de cenouras
4 ovos
100ml de óleo vegetal (usei óleo de grainha de uva prensado a frio. Também podem usar óleo de coco se preferirem)
250g de açúcar amarelo
200g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:
1 ovo
50g de açúcar
50g de manteiga
75g de chocolate em tablete 

Preparação:

No copo da liquidificadora ou robot de cozinha coloque a cenoura descascada e cortada em pedaços, os ovos, o óleo, o açúcar e o fermento e triture até obter uma mistura homogénea. Junte depois a farinha e envolva com a colher de pau.
Divida a mistura por duas formas de 16cm de diâmetro (se for para um bolo “normal” use uma forma de chaminé) previamente untadas e polvilhadas, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.
Depois do bolo frio, prepare a cobertura.
Leve um tachinho ao lume com a manteiga e deixe derreter em lume brando. Junte depois o açúcar e o ovo inteiro e misture bem. Leve novamente ao lume, sem parar de mexer até engrossar. Retire do lume e acrescente o chocolate previamente partido em bocados. Deixe amolecer e misture bem até obter uma mistura cremosa. Deixe arrefecer uns 30 minutos.
Para montar o bolo, coloque metade do bolo no prato de servir e recheie com metade do creme de chocolate. Coloque o outro bolo por cima e cubra com o restante chocolate. Se fizer um bolo numa forma de chaminé, coloque o bolo no prato e cubra com a mistura de chocolate.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo10:11

    Este bolo está bastante bonito e apetitoso!
    Gosto de bolos de cenoura, e tal como outras receitas "clássicas" ( laranja, chocolate, maçã), as receitas nunca são demais.
    Estou curiosa com o óleo de graínha de uva. Nos bolos costumo usar azeite ou óleo de girassol, o de coco só uso em casos pontuais (receitas com coco).
    Mais uma receita para experimentar!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que delícia, quero fazer também este :) Só me dás receitas tentadoras às quais não consigo resistir :P Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  3. Este bolo parece ser uma delicia! Mas será que fica bom se reduzir na quantidade de açúcar? Obrigada! Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir