Sopa de Courgete e Tomate com Bruchetas de Tomate


O outono finalmente chegou. Ainda bem para mim, que gosto mesmo muito deste tempo, de mantas, robes, casacos, pantufas e lareira acessa. O frio, a chuva e todas as restantes coisas maravilhosas: marmelos, abóboras, castanhas, nozes, romãs, uvas, clementinas, tangerinas e afins. E chá quente. Muito chá quente.
Os dias são também mais pequenos - também gosto!, e sabem ainda melhor comidas de forno, estufados quentinhos e outras comidas de tacho. Como a sopa.
Esta que vos trago hoje é, para mim, uma agradável supresa. Poucos ingredientes e muito sabor. Fez as maravilhas de todos os que as provaram no último workshop, das receitas sem carne nem peixe, e achei por bem, partilhar aqui também, para que fiquem curiosos de estar presentes nos proximos workshops. Como o frio finalmente chegou, o tema é agora de receitas quentes para dias frios. E no dia 10 de Novembro e já em Lisboa. (O pessoal do Norte lá terá de esperar até dia 24 de Novembro para o mesmo tema! ) 

Tema: Receitas quentes para Dias Frios

Lisboa - 10 de Novembro - 11h30 Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com


Ingredientes para 4 pessoas:

Sopa:
1 courgete média
1 tomate grande maduro
1 cebola pequena
sal q.b.
1 colher de sopa de azeite
água q.b.
coentros frescos para servir

Bruchetas:
4 fatias de pão de
2 tomates
8 azeitonas pretas
2 colheres de sopa de coentros picados
sal e pimenta q.b.
vinagre balsâmico q.b.
Azeite q.b.


Preparação:

Comece pro preparar a sopa: lave e corte a courgete em pequenos pedaços. Pele o tomate e corte-o em pequenos pedaços, e descasque a cebola cortando-a em quartos.
Leve uma panela ao lume com o azeite e junte a courgete, o tomate e a cebola, deixando refogar um pouco. Acrescente depois a água, apenas para cobrir os legumes, tempere de sal e deixe cozinhar até os legumes estarem macios.
Triture depois com a varinha mágica até ficar com um creme homogéneo. Rectifique de sal e sirva quente com umas folhinhas de coentros frescos.
Para as bruchetas:
Lave os tomates e corte-os em cubinhos. Corte também as azeitonas em pedaços. Coloque tudo numa taça e tempere com os coentros frescos picados, azeite, vinagre balsâmico e sal e pimenta a gosto. Misture bem.
Entretanto,torre ligeiramente as fatias de pão. Regue-as depois com um fio de azeite e coloque-lhes a mistura de tomate.
Sirva com a sopa para uma refeição ligeira.


Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Anónimo18:36

    Esta sopa é muito simples de fazer, muito saborosa (especialmente com as bruschetas), e talvez apareça hoje em casa.
    Gosto de todas as estações do ano, cada uma com o seu encanto, mas o Outono, é a "preparação" para os dias mais frios, com as cores "calorosas" a dar conforto aos dias mais curtos. As frutas e legumes são diferentes, cada um com a sua cor e sabor próprio: abóboras, romãs, batata doce (faz parte das minhas recordações do Outono, as primeiras batatas doces da estação), castanhas, uvas, os primeiros citrinos, as várias variedades de legumes de folha verde (couves e nabiças), as primeiras maçãs e peras da época, os marmelos, dióspiros (nas duas versões: moles ou de roer) alguns frutos tropicais que vêm do Algarve (estes são uma novidade, mas aparecem na praça da minha zona nesta altura: abacates, manguitos, goiabas, por vezes algumas limas).
    E o frio, remete para doses "maciças" de chá acompanhados de um bolinho ou bolachas, bem como pratos mais "calorosos"!
    Outra coisa que associo ao Outono é o cheiro do café torrado/moído nas casas de chás/cafés, que perfumam as ruas da baixa lisboeta, especialmente naqueles dias frios, escuros e por vezes, chuvosos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Hmm, parece lindamente! Hei de fazer! Não gosto de sentir as extremidades (nariz, mãos e pés) frias, mas q tb já estava c saudades de meias fofas, pantufas, malhas polares e o saquinho de água quente nas costas lá isso estava ;) Bjinhos e feliz Outono (escusava de ter vindo com tanta força duma vez só, mas pronto!)

    ResponderEliminar
  3. E já sabe tão bem com este frio!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. receitinha boa essa, eu te confesso que nunca comi,mas quero experimentar pra ver o gosto...parabéns pelo blog. Bjo

    ResponderEliminar
  5. The global Stainless Steel Market size was valued at USD 111.4 billion in 2019 and is anticipated to witness a CAGR of 6.3% in terms of revenue from 2020 to 2027. Rising demand for consumer goods is likely to drive market growth as stainless steel is resistant to corrosion, exhibits high toughness and ductility, and requires low maintenance. The aforementioned properties of stainless steel have resulted in the increased utilization of the product in consumer products such as cookware, showpieces, and stoves, which in turn is anticipated to propel product demand over the coming years.

    ResponderEliminar
  6. Thank you for posting such a great article. Keep it up mate.

    jkpaysys gov in salary slip

    ResponderEliminar
  7. You have remarked very interesting details ! Also visit my site: 토토사이트

    ResponderEliminar
  8. I have been reading out many of your articles and it’s clever stuff. I will make sure to bookmark your blog. 메이저사이트

    ResponderEliminar
  9. I am Aakash Gupta, a content writer of Success Dunia. I write Education blogs for educational purposes. Along with exams, Ignou Assignments are a must for all IGNOU students. Before the exam, students pay as much attention to the exam as they do to the IGNOU assignments. All Students Download Ignou Assignments and Submit Assignments Before Exam.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo10:47

    NYT Wordle is a daily word puzzle game featured in The New York Times that challenges players to guess a five-letter word within six attempts. Players input words, receive feedback on their guesses, and strategically deduce the secret word based on the given clues. It's a stimulating and addictive game that tests vocabulary, deduction skills, and wordplay, offering a daily mental workout for puzzle enthusiasts.

    ResponderEliminar

Imprimir