Bolonhesa de Lentilhas


Já é um clássico cá de casa as refeições sem carne nem peixe.  Não só porque é ordem do dia reduzir o consumo de produtos de origem animal para um planeta mais sustentável. Mas porque sempre me pareceu importante variar o mais que conseguirmos a nossa alimentação e abrir mentalidades, horizontes, sabores e texturas diferentes. Não consigo perceber que, com tantas coisas diferentes para comermos estarmos reduzidos a uma ementa sempre igual 365 dias por ano....
Gosto da iniciativa #setembrosemcarnept, porque abre esses mesmo horizontes, e mostra como podemos tão facilmente incluir estas refeições no nosso quotidiano, sem que para isso seja necessário deixar de comer seja o que for... apenas variar. Porque ao variarmos os legumes e as leguminosas e as refeições sem carne nem peixe, automaticamente reduzimos o nosso consumo de carne e peixe. Seja pela sustentabilidade do planeta como até da sustentabilidade do nosso orçamento doméstico. Porque as refeições sem carne nem peixe são também, de uma forma geral, mais económicas.
E vocês? Já incluem na vossa ementa semanal refeições sem carne nem peixe?

Ingredientes para 4 pessoas:

250g de lentilhas castanhas demolhadas (demolhei cerca de 6 horas)
1 cebola
1/2 pimento vermelho
200ml de polpa de tomate
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de chá de pimentão fumado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
100ml de vinho branco
água q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume com um pouco de azeite. Junte a folha de louro e deixe refogar um pouco até a cebola começar a querer dourar. Junte depois o pimento vermelho em cubinhos pequenos, o pimentão fumado e o polpa de tomate e envolva bem, deixando refogar mais um pouco. Acrescente o vinho branco e deixe reduzir fervendo uns 5 minutos. Acrescente depois as lentilhas previamente demolhadas e escorridas e envolva bem no refogado anterior. Tempere de sal e pimenta a gosto e junte cerca de 250ml de água. Deixe ferver, destapado e em lume brando, cerca de 30 minutos ou até as lentilhas estarem cozinhadas. Se necessário acrescente um pouco mais de água, se a mistura estiver a ficar seca e as lentilhas ainda não estiverem cozinhadas. (Quanto mais tempo as lentilhas demolharem, mais rápido cozinham!)
Sirva a bolonhesa de lentilhas com esparguete ou outro acompanhamento a gosto.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Agora muitos, muitos problemas em portugal da forma economica...nao economia, sopas dos pobres tudos dias...muito, muito mal! E muitas pessoas, com tu, nao quer saber dos verdades en nosso povo do portugal! Por que? Por que tiens medo os verdades?

    ler meu blog dos verdades por que seu muito, muito importante! Agora, em portugal, nao trabalhos e nossa economa e lixo...muito triste! Que vai fasser?

    Obrigado e beijos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:51

    Hoje em dia, consome-se demasiados produtos animais em detrimento de outros (poucos), na mesma refeição, gerando alguma monotonia.
    Este tipo de iniciativas, pode ser uma forma de alargar a variedade às refeições, desde que haja vontade para experimentar coisas diferentes.
    Consumo carne, embora em pouca quantidade, pois há alturas em que não apetece, sendo este tipo de receitas uma "lufada de ar fresco" para implementar a variedade,mas também como um "plano B", se por algum motivo não ser possível ter a proteína animal para uma refeição.
    Mas como em tudo, é preciso haver vontade para fazer e experimentar algo diferente da "norma".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Foi hoje o nosso jantar e adorámos! Obrigada pela inspiração nos dias em que queremos inovar um bocadinho cá por casa.

    ResponderEliminar

Imprimir