Gaspacho de Abacate e Pepino


Este Setembro chegou quente, e os gaspachos têm feito sucesso cá em casa. Aproveita-se a época do tomate e do pepino e no pimento e lá vai tudo para dentro do robot de cozinha e lá vão saindo sopas em poucos segundos.
Claro que desde que o Célio partilhou o gaspacho de abacate e pepino, não descansei enquanto não o coloquei em prática. Na verdade, a receita que acabei a fazer é bastante diferente da receita original do Célio, porque não tinha alguns dos ingredientes, e porque  acabei a simplificar ainda mais a receita no número de ingredientes. O que me ficou foi mesmo a ideia do abacate e do pepino - e é realmente uma deliciosa e refrescante combinação.
Cá em casa adoramos e, a continuar este calor, será certamente uma receita a fazer mais vezes. 

Ingredientes para 2 pessoas:

1 abacate médio
1 pepino pequeno
2 colheres de sopa bem cheias de iogurte natural
sal e pimenta q.b.
1/2 cebola pequena
1 molhinho de coentros frescos picados
1 dente de alho
azeite q.b.
manjericão fresco q.b.
água fresca q.b.
sementes de girassol q.b.

Preparação:

Corte o abacate e retire o caroço e a casca. Coloque no liquidificador ou no robot de cozinha. Junte o pepino cortado em pedaços, e apenas meio descascado. Junte a cebola em pedaços, o iogurte natural, os coentros e o alho. Tempere com um pouco de sal e pimenta e junte cerca de duas colheres de sopa de azeite. Triture tudo até obter uma mistura homogénea, e depois acrescente água até obter a textura desejada, sendo que não deve ficar nem muito grossa, nem muito rala. Retifique de sal e pimenta.
Guarde no frigorífico até ao momento de servir.
Sirva decorada com umas fatias finas de pepino, manjericão fresco, sementes de girassol e mais um pouco de azeite.


Bom Apetite!

3 comentários :

Imprimir