Legumes Assados com Pesto de Rúcula e Caju




As refeições sem carne nem peixe vão bem e recomendam-se. Os miúdos também alinham cada vez com mais vontade, algumas coisas com mais sucesso do que outras, mas faz parte. Para eles muitas vezes recorro também ao ovo, como complemento ou quando experimentamos combinações que podem ser mais difíceis de aceitar. É um “trabalho” diário, mas importante diversificar-lhes a alimentação e expo-los a diferentes alimentos, combinações e texturas. Mas na minha opinião muito importante!

Desta ultima refeição sem carne nem peixe, recorri a uns deliciosos hambúrgueres de lentilhas e arroz integral, da Beatroot Eatwisely, uma marna nacional, vegan e biológica e com verdadeiros ingredientes. Uma opção perfeita para ter sempre em casa até para alguma emergência.

E para acompanhar, fiz uns simples legumes no forno que ficaram deliciosos. Segue a receita que valem mesmo a pena. Seja para refeições sem carne nem peixe, seja para outra qualquer.


Ingredientes para 4 pessoas:


2 cenouras 

2 batatas doce médias

1/2 pimento verde

1/2 pimentão vermelho

1 cebola roxa

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de pimentão fumado

1 colher de sobremesa de alho em pó

1 colher de sobremesa de ervas secas a gosto

azeite q.b.


“Pesto” de Rucula e Caju:

75g de caju cru

2 mãos cheias de rúcula

sal e pimenta q.b.

1 dente de alho pequeno

sumo de limão q.b.

125ml de azeite


Preparação:

Lave bem os legumes. Descasque a batata doce e corte-a em cubos pequenos. Corte também a cenoura em cubinhos do mesmo tamanho, o pimento verde e vermelho e a cebola me meias luas.

Coloque tudo num tabuleiro, onde caiba tudo espalhado, e tempere com sal, pimenta, o alho em pó, o colorau fumado, as ervas secas e regue com um fio generoso de azeite.

Envolva bem.

Leve a assar em forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos até os legumes estarem assados.

Paro o pesto, coloque todos os ingredientes no copo da varinha mágica e triture até obter um molho homogénea. Prove e se necessário ratifique os temperos.

Sirva os legumes com o pesto. (O restante pesto guardo num frasco no frigorífico e vá usando conforme as necessidades!)


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir