Papinhas Doces de Milho



Hoje a semana começa doce.

Ontem foi dia de comida de forno. Fiz frango assado para o almoço, daquelas receitas do tempo das avós, aqueles assados clássicos. (Se quiserem podem ver a receita no meu instagram : https://www.instagram.com/p/CH5zdvUsfZN/) E já se sabe como são as memórias, e principalmente as memórias aliadas à comida.

Acabei por me lembrar destas papas de milho, que eu gosto na versão doce, como sobremesa, mas que o meu avó, gosta também na versão sem açúcar e come muitas vezes em versão de jantar “ mais leve”. As minhas memórias levaram-me a casa dos meus avós, a ver o meu avô a fazer as suas papas e eu a tirar uma tacinha, para as comer ainda quentes polvilhadas de açúcar e canela.

Aqui fica uma versão, que preparei para um workshop de receitas de outono - e que saudades de fazer workshops - e que hoje me fez todo o sentido partilhar com vocês.

Boa semana a todos!

 

Ingredientes:


1l de leite meio gordo ou gordo

1 casquinha de limão

100g de farinha de milho

150g de açúcar

2 gemas

canela q.b.


Preparação:


Leve o leite a aquecer juntamente com a casca de limão. Num tacho coloque o açúcar e a farinha de milho e misture. Vá depois adicionando o leite quente, mexendo de modo a que não ganhe grumos. Junte também as gemas batidas e com cuidado para que não talhem.

Leve novamente ao lume, brando, e vá mexendo até engrossar e cobrir as costas da colher de pau. Retire do lume e coloque em tacinhas.

Polvilhe com canela e sirva morno ou já frio.


Bom Apetite!


5 comentários :

  1. Aspeto delicioso. Deixou-me a salivar
    .
    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  2. Parece-me lindamente! Hei de fazer :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Parecem ser deliciosas ou meu deus <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Em versão salgada, serão uma espécie de polenta? :D

    ResponderEliminar

Imprimir