Coroa Doce de Canela



A canela será, para mim, o cheiro de Natal, principalmente quando acompanhado com o cheiro de fritos.Se fechar os olhos, cheira-me a filhós da avó, ou a sonhos, ou a rabanadas e vem-me à cabeça as imagens de natais passados, da avó de barriga no fogão, da azáfama da tarde da consoada, da noite de natal… e sempre o cheiro da canela presente.

Ainda falta um bocadinho para o natal, mas não é tarde para experimentar receitas novas, e aproveitar dias mais calmos em casa.

Deixo-vos a receita de uma simples coroa de natal, com o sabor e o cheiro delicado da canela, que perfumará toda a casa!


Ingredientes:


250ml de leite

100g de manteiga

50g de açúcar

7g de levedura seca (tipo fermipan)

2 ovos

700g de farinha

sal q.b.


Recheio de Canela:

5 colheres de sopa de açúcar amarelo ou mascavado

2 colheres de sopa de canela

50g de manteiga derretida


Preparação:


Comece por preparar a massa. Misture o leite morno com a manteiga derretida e o açúcar. Junte depois a levedura seca  e os ovos batidos e misture. Acrescente depois a  farinha e uma pitada de sal e amasse bem à mão ou com a ajuda de uma batedeira ou robot de cozinha. (Se usar a bimby, bata 4 minutos em velocidade espiga) Deixe depois a levedar cerca de 1hora num local morno, ou até duplicar de volume.

Entretanto prepare o recheio de canela misturando todos os ingredientes numa tacinha.

Estique depois a massa num retângulo. Espalhe por cima da massa a mistura do recheio de canela e enrole depois cuidadosamente como se fosse uma torta. Coloque o rolo sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal e forme uma coroa. Corte depois a coroa em cima e a toda a volta, como se tivesse a dar um golpe na pele de numa alheira, para se ver o recheio e a coroa abrir. 

Pincele com gema de ovo, tape com um pano e deixe novamente a levedar mais 30 minutos. Polvilhe depois com açúcar e canela e leve ao forno aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.

Ao fim desse tempo retire a coroa do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha,


Bom Apetite!


2 comentários :

  1. Parece ser deliciosa meu deus! Obrigada pela receita!

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que delícia :P Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir