Caldeirada de Pata Roxa



Uma das coisas que mais gosto quando chega o cabaz de peixe da Peixinho da Lota (que entretanto alargou a zona de entregas e já vai desde Viseu a S. João da Madeira), é não saber o que lá vem, e como isso nos alarga a variedade e nos põe a comer espécie que provavelmente não traríamos da peixaria, e como isso também em põe à prova no sentido de, como vou cozinhar este peixe.

Há além de peixe grelhado, peixe frito e peixe no forno, o que nunca desilude é um arrozinho de peixe, uma sopa de peixe e uma bela de uma caldeirada.

Desta vez, o pata roxa, que é um peixe tipicamente de caldeirada e da família do cação, acabou numa bela duma caldeira. E, sendo um peixe praticamente sem espinhas, é perfeito para preparar para os mais pequenos! É caso para dizer que deste pode vir sempre mais!


Ingredientes para 4 pessoas:


750g de pata roxa

6 batatas médias

1 pimento vermelho

2 cebolas

1 folha de louro

1 tomate maduro grande (usei 1/2 lata de tomate pelado porque não tinha tomate maduro)

sal e pimenta q.b.

salsa ou coentros  q.b.

100ml de vinho branco

2 dentes de alho

azeite q.b.


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em fatias não muito finas. Descasque e corte a cebola em rodelas ou meias luas, lamine os dentes de alho e corte o pimento em tiras.

Num tacho largo, onde consiga acomodar tudo coloque cerca de 2 colheres de sopa de azeite. Disponha depois uma camada de cebola e alho, depois batata, pimento, tomate e peixe, e tempere com sal, pimenta e a folha de louro. Repita a camada  temperando-a também e termine com um raminho de salsa ou coentros.

Regue com o vinho branco, e mais um fio de azeite.

Tape o tacho e leve-o ao lume brando, deixando cozinhar cercado 35 minutos, agitando o tacho de vez em quando para não agarrar.

Sirva de imediato!


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Have you as of late changed an ink cartridge from your Epson printer with another one? Be that as it may, abruptly your printer has quit printing and showing some invalid error? At that point don't contemplate that as you are in good company who are confronting this issue as thousand of users face this issue in the wake of changing their ink. There could be various explanations for this issue of not imprinting on the Epson printer and you will should fix this issue quickly to return to finish your printing task. In this blog, you will effortlessly find out about the reasons and fixes for the not printing issue of the Epson printer in the wake of changing ink. epson printer won't print

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia esta espécie, mas fiquei curiosa em experimentar! Obrigada, não só pelas maravilhosas receitas como tb por nos dares a conhecer produtos menos comuns e vulgares da nossa cozinha :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. This is quite easy to understand. It may help bloggers write more effective blogs for their sites. new motherboard

    ResponderEliminar
  4. didn't know this species, but I was curious to try it! Thank you, not only for the wonderful recipes, but also for letting us know less common and common products in our kitchen..
    Sell Old Airpods

    ResponderEliminar
  5. Thanks for the blog very healthy and yummy recipe keep going.
    mobile phone repair shops near me

    ResponderEliminar

Imprimir