Couve Mineira, Farofa e Vinagrete (Acompanhamentos de Churrasco ou Picanha)



Uma das coisas que faço algumas vezes cá em casa, todos adoram e que é muito pratica de cozinhar para muita gente, é picanha ao sal (receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2012/01/picanha-assada-ao-sal.html) E quando o faço, sirvo com todos os acompanhamentos a que temos direito: arroz, batata frita, banana frita, feijão preto, mas também vinagrete, couve mineira e farofa.

Ainda que não sejam feitas como as verdadeiras versões brasileiras, são como eu faço habitualmente aqui por casa, e como tantas vezes me pedem a receita, pelo que deixo aqui ficar!

Além de acompanharem a picanha ao sal ou a picanha grelhada, também fica óptimo com  o tradicional e habitual churrasco.


Para 4 pessoas:


Couve Mineira:


Pique 2 dentes de alho e leve ao lume a alourar com um pouco de azeite. Junte também cerca de 100g de bacon em cubinhos e deixe alourar um pouco, Acrescente depois 300g de couve de caldo verde crua envolva bem no refogado e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar bem em lume brando, mexendo de vez em quando, até a couve estar cozinhada. Se necessário acrescente 1 ou 2 colheres de sopa de água à couve para ajudar a cozinhar, principalmente se esta for muito rija.


Farofa:


Leve dois dentes de alho e um pouco de azeite ao lume numa frigideira. Quando o alho começar a alourar, junte cerca de 125g de farinha d mandioca e envolva bem no azeite. Sempre com uma pitada de sal, e mexendo de vez em quando, deixe cozinhar até a farinha “torrar”, ou seja ficar bem douradinha.


Vinagrete:


Corte 1 tomate em cubinhos pequenos, 1/2 cebola roxa também finamente picada, 1/2 pimento vermelho e coloque tudo numa taça. Junte depois azeite e tempere de sal, pimenta e junte o vinagre. Envolva bem.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Boas e deliciosas sugestões, até para variar um pouco da tradicional salada de alface e tomate e arroz e/ou batata ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir