Aproveitar comida e transformar em outras coisas tem para mim sempre um toque de magia. Na verdade cozinhar é quase um acto mágico em que ingredientes se transformam em receitas e banquetes diante dos nossos olhos.
Há algum tempo que deixei praticamente de comprar frango em pedaços e passei a comprar frango inteiro e a separar eu mesma as partes: asas, coxas, pernas e peito. O que significa que fico sempre com as “carcaças”. Com as carcaças - que posso depois congelar até juntar várias - faço caldos de frango caseiro que uso para fazer canja, arroz, massas, recheios vários, risotto, estufados, ramen…. E aproveito sempre a carne de cozinhar essas carcaças que aprece pouca mas dá sempre uma quantidade simpática. Também essa carne é aproveitada em varias receitas: pode acabar numa canja ou numa lasanha, misturada numa massa ou arroz, ou transformada em recheio de rissois, crepes ou como desta vez destas deliciosas cozinhas de frango.
Claro que podem usar qualquer outra parte de frango cozido ou assado. Porque esta receita é uma óptima forma de aproveitar!
Ingredientes para 10 a 12 coxinhas:
350g de carne de frango cozinhada e desfiada
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 tomate pequeno ou 2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 raminho de salsa ou mistura de ervas secas a gosto
Sal e pimenta q.b.
50ml de caldo de frango caseiro
Azeite q.b.
Massa:
(Chávena usada com 250ml de capacidade)
1 chávena de caldo de frango
1 chávena de farinha
Sal q.b.
20g de manteiga
Para panar:
1 ovo batido
Pão ralado q.b.
Farinha q.b.
Preparação:
Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar com um pouco de azeite. Junte depois o tomate picado ou a polpa de tomate e envolva bem. Junte o frango desfiado, a salsa picada e o caldo de frango e retifique de sal e pimenta. Deixe estufar em lume médio até todo o líquido ter sido absorvido. O recheio deve ficar seco. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto prepare a massa. Leve o caldo ao lume com a manteiga e deixe levantar fervura. Junte depois e de uma vez só a farinha e misture bem e energicamente até que se forme uma massa homogénea que se separa das paredes do tacho. Deixe cozinhar 1 minuto sem parar de mexer e retire a massa para uma bancada polvilhada com farinha.
Amasse depois a massa até que este fique super macia e elástica e arrefeça um pouco.
Para montar as coxinhas, pegue um pouco de massa do tamanho de uma noz e estique-a num disco com as mãos, formando uma espécie de um taça. Coloque um pouco de recheio dentro da massa, e feche-as cuidadosamente de modo a formar um bico - a forma de pêra característica das coxinhas. Repita até esgotar todos os ingredientes.
Passe depois as coxinhas por farinha e depois por ovo batido e finalmente pelo pão ralado.
Frite depois em óleo quente até que fiquem douradas, ou congele-as para depois, sem descongelar, fritar quando quiser.
Bom Apetite!
Olá Joana, pode partilhar onde comprou o bonito suporte de vidro que utilizou para expôr?
ResponderEliminar