Croutons na Airfryer



Tenho feito pão quase todos os dias, e apesar de congelar há sempre pedaços que vão ficando mais secos, ou “pontas” que se vão acumulando.

Como gostamos muitos de croutons, tanto na sopa como nas saladas, acabei a fazer croutons caseiros muito saborosos e simples, e desta vez usei a airfryer que simplifica e torna tudo mais fácil.


Ingredientes:


300g pão caseiro já “antigo”

1 colher de sopa de alho em pó

1 colher de sopa de oregãos

Sal q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Comece por preparar os croutons. Corte o pão em cubinhos pequenos e coloque numa taça. Tempere de sal, junte o alho, os oregãos e azeite, envolvendo bem. 

Coloque na airfryer até que fiquem dourados, a 180ºC durante 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e depois reserve.


Bom Apetite!


Frango Dourado



No dia da mãe houve frango de caril, para o almoço de família. E sobrou! 

Nesta casa nada se desperdiça: o frango que sobrou foi separado do molho e desfiado para ser aproveitado e o molho de caril foi congelado para usar numa receita de caril num destes dias - provavelmente caril de grão de bico.

Pois que durante a semana teria de sair uma receita com estas sobras de frango e saiu uma espécie de frango à Brás, que acabou com o nome de frango dourado, talvez pela cor bem amarelinha do frango, por causa do caril.

Aprovadíssima por todos!


Ingredientes para 4 pessoas:


400g de frango já cozinhado e desfiado

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 cenoura grande

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

1 folha de louro

4 ovos

6 batatas médias 

azeitonas q.b.


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em palitos muito finos (batata palha) à mão ou com a ajuda de uma mandolina.

Seque bem as batatas num pano e tempere-as depois com uma pitada de sal e um fio de azeite e leve a cozinhar na airfryer a 200ºC, cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando, até que as batatas fiquem cozinhadas.

Entretanto descasque a cebola e os dentes de alho. Corte a cebola em meias luas e lamine os alhos. Rale a cenoura.

Leve uma frigideira larga ao lume com azeite e deixe aquecer um pouco. Junte a cebola, a cenoura, o alho e a folha de louro e deixe refogar um pouco, até murcharem.  Acrescente depois o frango desfiado e envolva bem, deixando cozinhar mais uns minutos. Junte depois as batatas que cozinhou na airfryer, misture e rectifique de sal e pimenta.

Coloque a mistura num tabuleiro que vá ao forno e à mesa - no meu caso usei mesmo a frigideira onde cozinhei que é de ferro. Bata os ovos e verta-os sobre a mistura de frango e batata, misturando ligeiramente. Leve tudo ao forno previamente aquecido a 200ºC durante uns 10 minutos, apenas para que os ovos comecem a coagular.

Retire do forno e acrescente as azeitonas e sirva de imediato com uma salada verde.


Bom Apetite!


Tosta de Frango com Ovo



Sinto-lhes a falta. Dos abraços. Das conversas e da cumplicidade. Pergunto-me se sou só eu. Se fui eu que não tenho insistido ou se tenho insistido demais. Se calhar  sou eu que não me esteja a esforçar de forma suficiente. Se fui eu que deixei andar e mantive o afastamento. Terei sido eu que falhei? Ou fomos todas. 

Será simplesmente a vida a acontecer. E outras prioridades. Se o que em tempos nos uniu é agora o que nos mantém afastadas….


Ingredientes para 1 pessoa:


2 fatias de pão de massa mãe ou equivalente

120g de frango desfiado

40g de queijo ralado

1 ovo

Azeite q.b.


Preparação:


Desfie o frango e misture-o com o queijo ralado. Coloque a mistura sobre uma fatia de pão, espalhando bem e feche com a outra.

Leve à tonteira e deixe o pão tostar e o queijo derreter.

Entretanto estrele ou cozinhe o ovo numa chapa.

Coloque o ovo sobre a tosta e sirva com uma salada verde.

Uma simples opção para um almoço rápido.


Bom Apetite!

 

Empadão de Arroz com Atum com Crosta de Ovo





Refeições com básicos de despensa para desenrascar nunca são demais. Sobras de arroz  branco no frigorífico assim como um resto de polpa de tomate. O resto vem da inspiração do momento, mas com almoço na mesa que soube pela vida.

Podia pedir comida ou ir comer fora? Podia! Mas não era a mesma coisa.


Ingredientes para 2 pessoas:


200g de arroz branco

1 ovo

200g de atum

1 cebola

1 cenoura

200ml de polpa de tomate

Sal e pimenta q.b.

Oregão q.b.

1 folha de louro

1 dente de alho


Preparação:


Pique a cebola e o dente de alho e leve ao lume num frigideira com um pouco de azeite e o louro deixando refogar. Junte depois a cenoura ralada, a polpa de tomate e o atum. Tempere de sal, pimenta e oregãos e deixe estufar em lume brando durante alguns minutos.

Coloque depois no fundo de um recipiente que possa ir ao forno ou à Airfryer e por cima coloque o arroz.

Bata o ovo e coloque por cima do arroz. Leve à airfryer a 180ºC durante 10 minutos para cozinhar o ovo e tostar.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Folhados de Queijo na Airfryer




Sou pela cozinha do desenrasque. Se há coisas a precisarem de serem gastas, há que gastar e dar-lhes nova vida antes de tudo o resto.

Ora depois do aniversário do Miguel, ficou aqui pelo frigorífico meio rolo de massa folhada retangular. E também sobrou queijo ralado. Ora que a combinação foi evidente - e ainda mais evidente quando percebi que não tinha muitas coisas para enviar para o lanche das crianças porque não tinha feito as minhas compras na sexta feira - como é normal, e estava a usar o que tinha porque não me apetecia ir às compras no fim de semana.

O problema do lanche para segunda feira ficou resolvido porque levaram uns folhados de queijo.

E a preguiça foi tanta que acabaram feitos na airfryer - rápido e eficaz!


Ingredientes para 3 folhados


1/2 rolo de massa folhada retangular

75g de queijo ralado


Preparação:


Corte a massa  folhada em 3 pedaços retangulares iguais, de modo a que os possa dobrar ao meio e fazer 3 folhados retangulares.

Em cada uma das metades desses retângulos coloque o queijo ralado. Dobre depois o retângulo e pressione as pontas.

Leve à Airfryer durante 15 minutos a 195ºC. (Se quiser pode pincela com gema de ovo)


Bom Apetite!




Crepes de Salmão Gratinados





Compro quase sempre salmão inteiro, que peço para me cortarem aos lombinhos, pois fica sempre mais em conta comprar o peixe inteiro que só os lombinhos. Mas ao prepararem o peixe, fica a cabeça e a espinha, e por aqui não se desperdiça nada, portanto trago tudo para casa.

Dependendo da habilidade do peixeiro, podem ficar com mais ou menos peixe agarrado à cabeça e espinhas. Mas, de pois de cozer e de limpar de peles e espinhas, nunca fica com menos de 250g de peixe para usar em variadas receitas.

Desta vez saiu recheio para uns deliciosos crepes recheados e depois gratinados.


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de salmão cozinhado e limpo de peles e espinhas

1 cebola

4 colheres de sopa de polpa de tomate ou tomate pelado ou molho de tomate

Sal e pimenta q.b.

Noz moscada q.b.

Azeite q.b.

1 folha de louro

200ml de caldo de peixe ou leite ou água

2 colheres de sopa de farinha


10 a 12 Crepes: receita aqui: https://paracozinhar.blogspot.com/2010/08/back-to-basic-5-massa-de-crepes.html

500ml de Molho bechamel* caseiro ou de compra


Preparação:


Leve um tachinho ao lume com a cebola picada, azeite e a folha de louro e deixe refogar. Acrescente depois o salmão e envolva bem. Acrescente também a polpa ou molho de tomate e deixe estufar uns minutos em lume brando.

Junte a farinha e o caldo ou leite (ou até uma mistura dos dois) e, em lume brando, vá mexendo até a mistura engrossar e ficar cremosa. Tempere a gosto com sal, pimenta e noz moscada. 

Retire para um prato e deixe arrefecer antes de usar.

Coloque depois um pouco deste recheio em cada um dos crepes e dobre-os ou enrole-os. Coloque-os depois num recipiente que vá ao forno e à mesa. Repita até esgotar todos os ingredientes.

Cubra depois com o molho bechamel e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 20 minutos até que fique dourado.

Sirva com uma salada verde ou legumes.


Bom Apetite!


* Molho Bechamel:

Leve ao lume um tachinho com 4 colheres de sopa de margarina. Deixe derreter e junte 2 colheres de sopa de farinha. Misture bem até formar uma bola deixe cozer um pouco e vá juntando, aos poucos e poucos 500ml de leite quente. Vá mexendo até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Se engrumar passe com a varinha mágica até os grumos desaparecerem

Tempere com noz moscada, sumo de limão, sal e pimenta. Está pronto a usar!


Enchiladas Simples de Aproveitamento



Numa semana em que andei a dar prioridade a vários restinhos perdidos não congelador, uma caixinha com um resto de “chilli “ virou a prioridade e acabou em enchiladas.

A prova de que com pouco se faz muito. Basta a receita certa para usar o restinho que temos e assim transformar numa refeição para todos.

Na cozinha a criatividade é sempre uma mais valia!


Ingredientes:


300g de chilli com carne

8 tortilhas ou wraps

100g de queijo ralado


Molho enchiladas:

Azeite q.b.

1 colher de sopa bem cheia de farinha

200ml de polpa de tomate

Piri piri moído a gosto

1 colher de chá de cominhos

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de oregãos

Sal e pimenta q.b.

1 pitada de canela

1 colher de chá de vinagre de cidra

150ml de caldo de carne, legumes ou água


Preparação:


Comece por fazer o molho das enchiladas, Num tacho coloque o azeite e junte a farinha e todas as especiarias e cozinhe durante uns minutos para libertar os aromas. Junte depois a polpa de tomate e o caldo ou a água e sem parar de mexer para evitar grumos, misture e deixe cozinhar em lume brando até engrossar. Retifique de sal e pimenta e desligue. Junte o vinagre e reserve.

Recheie cada uma das tortilhas com o chilli e um pouco de queijo ralado. Enrole-as e coloque-as num tabuleiro que vá ao forno e à mesa onde colocou um pouco de molho de enchiladas no fundo.

Coloque todas as enchiladas até esgotar os ingredientes, e por cima coloque o restante molho e o restante queijo.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC  durante uns 20 minutos para gratinar.


Bom Apetite!


Uma espécie de Ramem



Os miúdos adoram, eu adoro e esta versão muito aldrabada é simples de preparar e faz as delícias de todos, pelo que é uma excelente opção para aproveitar sobras de frango e usar o caldo de frango que tenho quase sempre no congelador.

Desta vez foi um almoço para 3 e perfeito para usar o resto do frango de um dos jantares desta semana.

Zero desperdício e miúdos satisfeitos!


Ingredientes para 4 pessoas:


4 ovos

Sobras de frango assado (300g)

150g de massa udon

500ml de caldo de frango caseiro

1 cenoura

20ml de molho de soja

Gengibre fresco ralado

1 dente de alho ralado

Coentros frescos picados

Sementes de sésamo q.b.



Preparação:



Desfie as sobras de frango e coloque-as num tacho. Junte o caldo de frango ao lume juntamente com o gengibre e o alho ralado e o molho de soja e se necessário um pouco de sal. Deixe levantar fervura. Juntar os ovos, deixar cozer 3 minutos, retirar os ovos e colocar em àgua fria.

Juntar agora a cenoura em juliana e os noodles, e deixar cozinhar uns 5 minutos.

Descascar os ovos.

Divida por taças, junte o ovo aberto ao meio, polvilhe comas sementes de sésamo e os coentros frescos picados. 

Se gostar acrescente um pouco mais de molho de soja.


Bom Apetite!


Imprimir