Esta semana fiz um Esparguete Carbonara para o jantar. Enquanto o preparava coloquei a pergunta no Instagram se sabiam que a verdadeira cartonada não se faz com natas, mas apenas ovos e queijo para o molho cremoso. O truque é mesmo aproveitar o calor residual da frigideira ou tacho para cozinhar os ovos e derreter o queijo, mas com cuidado para não fazer ovos mexidos e ficar apenas com o molho cremoso.
As respostas dividira-se entre quem não fazia a mínima ideia, e quem já sabia!
Aqui pelos inícios deste blogue - que começou em 2006 - há receita de carbonara com natas. Porque também era assim que, na altura eu conhecia a receita. Mas todos crescemos, aprendemos mais. Há depois já várias receitas de carbonaras e variantes já feitas sem natas.
Mas hoje deixo esta versão adaptada a ingredientes mais simples de encontrar em qualquer lado, como o bacon e o queijo parmesão, uma vez que a original leva guanciale e queijo pecorino .
Ingredientes para 4 pessoas:
300g de esparguete
3 ovos
200g de bacon em naco
75g de queijo parmesão
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Coza o esparguete até que fique “al dente” em água abundante temperada de sal. Escorra depois o esparguete guardando um pouco de água de cozedura.
Entretanto corte o bacon em pedaços e leve a alourar na frigideira com um fio de azeite. Quando estiver lourinho junte o esparguete previamente escorrido e envolva bem no bacon e respectiva gordura.
Entretanto à parte bata os ovos e rale o queijo. Misture-os e tempere com uma pitada de pimenta movida na hora. Verta sobre a mistura de esparguete e bacon bem quente, mas já fora do lume, e envolva até os ovos ficarem cozinhados mas ainda cremosos. Junte também um pouco de água reservada da cozedura do esparguete para ajudar a soltar e dar ainda mais cremosidade ao molho.
Sirva de imediato.
Bom Apetite!
Sem comentários :
Enviar um comentário