Tomates Recheados com Atum

Os dias imediatos à vinda de férias são sempre uma azáfama... São as máquinas de roupa para lavar, as compras para fazer, o trabalho que se foi acumulando na secretária e que obriga a rápida intervenção...
São portanto bem vindas as refeições simples e saborosas... Como esta!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 tomates firmes
2 latas de atum em azeite
1 lata pequena de cogumelos laminados
1 dente de alho
azeite q.b.
2 colheres de sopa de oregãos
sal e pimenta q.b.
50 ml de cerveja ou vinho branco
50 gr de queijo mozarella ralado

Preparação:

Lave muito bem os tomates, corte-lhes uma tampa e reserve. Escave cuidadosamente o miolo do tomate e vire-os sobre papel de cozinha de modo a escorrerem bem.
Corte em cubinhos o miolo que retirou dos tomates, bem como o dente de alho.
Coloque ao lume um tachinho com um fio de azeite e faça um refogado com o dente de alho e o tomate. Junte o atum previamente escorrido e desfeito com um garfo, bem como os cogumelos.
Tempere com os oregãos, sal, pimenta e o vinho e deixe apurar em lume brando.
Entretanto coloque os tomates num pirex untado com um pouco de azeite. Polvilhe-os com um pouco de sal, azeite e oregãos e recheie-os cuidadosamente com o preparado de atum. Sobre cada tomate coloque então o queijo ralado e cubra com a tampa.
Leve a forno médio, previamente aquecido, durante cerca de 20 minutos.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Para mim, das melhores receitas para agora! Amo tomates e atum, é uma excelente combinação e esse queijo derretido... ai ai...

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:43

    Tenho uns tomates maravilhosos que me ofereceram à espera de uma receita como esta! Bem bonitos que ficaram!

    ResponderEliminar
  3. que boa receita:-)
    a minha mama tem la tantos tomates agora que acho que vou aproveitar para fazer.
    beijinhos
    moranguita

    http://docesdamoranguita.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:34

    delicioso. :)
    acho que vou pedir ao meu avo que apanhe uns tomates do campo para experimentar.

    ResponderEliminar
  5. Aquela foto está a dar-me volta às ideias... o tomate está perfeito, até parece que está a dizer o meu nome.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Com esse queijo a escorrer pelas bordas... qualquer tomate fica apresentável. Boa receita para uma refeição rápida e saborosa ;)

    ResponderEliminar
  7. Tomate e atum é uma combinação infalível! E maravilhosa...
    Essa camadinha de queijo por cima está me convidando para uma mordida, hehehe!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Deve de ser uma maravilha! Muito bonito e original!

    ResponderEliminar
  9. Acho que esta versão me agrada mais do que a velha com carne picada.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:11

    Experimentei, ficou uma delícia! uma receita a repetir, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  11. Tenho de experimentar, sem dúvida :)

    ResponderEliminar

Imprimir