Bolo de Chocolate Decadente

Dizem que a idade nos traz sabedoria. Que nos torna mais pacientes, calmos e conformados.A ver vamos o que me reservam os 34.
As últimas horas com 33 anos, foram um verdadeiro teste à minha paciência e calma. E tudo porque já devia saber que fazer um bolo com 6 camadas para comemorar mais um aniversário não é uma opção inteligente. Comecei inspirada e confiante e a coisa até não correu mal. Bolos feitos e com bom aspeto. Recheio de caramelo salgado delicioso. Mousse para rechear satisfatória e cobertura que me pareceu no ponto.
Mas na hora de montar as 6 camadas as dificuldades começaram… Um dos bolos estava um pouquinho mal cozido e o plano alterou-se logo para as 5 camadas. Do mal o menos.
Mas o caos começou já depois do bolo montado e na altura de cobrir o bolo. Cobertura demasiado presa. Bolo a começar a escorregar para um dos lados. E eu prestes a desistir. A dizer mal da maldita ideia de fazer um bolo de 6 – agora 5 – andares. Com (quase) 34 anos devia ter tido a capacidade de perceber que este bolo era muita “areia para esta camioneta”.
O bolo estilo torre de pizza. A cobertura que quase parecia plasticina e podia ser colocada à mão. E eu já de lágrimas nos olhos preste a desistir… Valeu-me o Miguel. Facas aquecida no fogão. Calma (que apesar dos anos continuo sem ter) e depois de mais alguns minutos um bolo apresentável. Com muitos defeitos, nada parecido com a foto que me iniciou nesta aventura, mas um bolo que se pode apresentar mais logo, depois de jantar, à família e amigos. (E que espero que valha a pena todo o trabalho que deu, o desespero que me causou, e as incontáveis calorias que contem…)
A idade não me tornou muito sábia. Nem paciente ou calma. Mas ao menos já fico conformada com um bolo torto. E por já ter 34.

Ingredientes:
(in Olive, Janeiro 2013, pág. 36)

Bolo:
75g de chocolate negro partido em pedaços
2 colheres de chá de café solúvel em pó
100g de cacau em pó
350ml de leite previamente misturado com 1 colher de sopa de sumo de limão (para fazer buttermilk)
375g de farinha
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de fermento em pó
3 ovos
500g de açúcar amarelo
175ml de óleo vegetal
2 colheres de chá de extrato de baunilha

Caramelo Salgado:
175g de açúcar amarelo
120ml de natas
½ colher de chá de flôr de sal
120g de manteiga

Ganache e Mousse:
400ml de natas
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de extrato de baunilha
600g de chocolate negro partido finamente
40g de manteiga

Preparação:

Para o bolo forre 3 formas com 20cm de diâmetro com papel vegetal, unte-as e reserve.
Coloque depois o chocolate partido em pedaços numa taça e verta sobre ele 300ml de água acabada de ferver. Junte depois o café solúvel, o cacau em pó e o leite. Misture bem na água até ficar com uma mistura homogénea. Noutra taça misture a farinha peneirada juntamente com o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar, o óleo e o extrato de baunilha até ficar com uma mistura mais esbranquiçada.
Junte agora a mistura de ovos com a farinha, e acrescente depois a mistura de chocolate envolvendo tudo muito bem.
Divida a massa pelas 3 formas de bolo previamente forradas e leve-as ao forno já aquecido a 170ºC durante cerca de 40 minutos ou até os bolos estarem cozidos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de os cortar.
Entretanto prepare o caramelo salgado. Coloque o açúcar num tachinho juntamente com duas colheres de sopa de água e leve ao lume até formar um caramelo, cerca de 8 minutos a ferver em lume brando. Depois, retire do lume e junte cuidadosamente as natas, o sal e a manteiga. Mexa bem e deixe arrefecer completamente antes de usar para rechear o bolo.
Prepare agora a ganache para a cobertura e a mousse para rechear o bolo.
Leve ao lume 300ml de natas juntamente com o açúcar e o mel e deixe levantar fervura. Retire imediatamente do lume e acrescente o chocolate picado finamente e o extrato de baunilha. Mexa rapidamente para o chocolate derreter. Divida esta mistura colocando metade numa taça.
À metade da mistura que ficou no tacho, junte a manteiga e deixe arrefecer – (mas não a deixe ficar tão rija como eu que depois não a consegui barrar no bolo!)
A metade da mistura que colocou à parte numa taça irá formar a mousse para rechear o bolo. Para isso, com a batedeira elétrica bata a mistura durante 1 minuto. Junte depois os restantes 100ml de natas continuando a bater mais alguns minutos e até a mousse ficar presa e mais esbranquiçada. Reserve no frio.
Para montar o bolo todos os ingredientes devem estar completamente arrefecidos. (Senão é impossível de montar o bolo pois começa tudo a derreter.)
Corte os três bolos, de modo a ficar com 6 “discos” de bolo. Coloque 1 dos bolos sobre o parto de servir ( e coloque pedaços de papel vegetal à volta do bolo para não sujar o prato com os recheios e cobertura). Sobre o bolo coloque uma fina camada de caramelo salgado e uma camada generosa da mousse preparada. Coloque uma nova camada de bolo e repita as camadas até terminar com a 6ª camada de bolo. (Tenha atenção para o bolo não ficar muito torto!)
Agora cubra o bolo com a ganache de cobertura, espalhando-a cuidadosamente em cima e nos lados com uma espátula de modo a obter um acabamento liso. (O meu problema foi deixar a ganache prender demasiado e não a ter tentado “deslaçar” com mais um pouco de natas….) Deixe repousar pelo menos uma hora antes de servir.

Bom Apetite!

35 comentários :

  1. Muitos parabéns !!! Desejo-te as maiores felicidades. O que importa mesmo é quem está conosco a celebrar :)

    Beijinho bem doce!

    ResponderEliminar
  2. No final, o que importa é que saiba bem, e a avaliar pela receita, de certeza que esse critério foi cumprido :) Muitos parabéns, felicidades!

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns! A idade pelo menos traz-nos uma coisa boa: a capacidade de aceitar os desafios e não fugir deles!! E tenho a certeza que no fim o bolo ficou delicioso!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Fátima Sousa09:43

    Parabéns! Muita saúde, sucesso e ótimas descobertas culinárias! Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá como vai , estou dando uma passadinha por aqui para ver como tudo anda e aproveito para desejar um feliz natal e muito sucesso , até mais

    ResponderEliminar
  6. Um bolo com 6 camadas??? Eu nunca me atreveria. Sou demasiado stressada(e já vou nos 41 lol), se o seu ficou torre de pizza, feito por mim seria mais estilo torre esborrachada.
    De certeza que ficou delicioso e que a festa foi memorável.
    Os meus Parabéns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Cristina10:58

    Muitos parabéns, Joana!!
    Um dia fantástico para si e que tudo corra pelo melhor, como merece.
    Depois de tanta aventura, o bolo deve estar delicioso!
    Divirta-se muito e que o seu 35º ano seja memorável!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:15

    Ó filha, a idade não é 33,34 anos...a idade é 55,60...você é uma criança!Mas esse seu bolo...é de uma decadência monstruosa!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Joana. Às vezes passa-nos assim essas coisas pela cabeça (como de fazer um bolo de 6 andares!!!) e nós achamos que conseguimos tudo, que está tudo controlado! Mas a certa altura...caímos na realidade!
    Mas olha, visto daqui, o bolo parece-me delicioso e bem direitinho...ainda que lhe falte um andar. Mais uma vez parabéns.
    Bjs Ana

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Joana...
    :) No final tudo acabou bem e é o que interessa! ;)
    Espero que tenhas tido um dia fabuloso com tudo o que mais gostas junto de todos os que mais amas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:47

    Parabéns!

    E esse bolo deve mesmo ser uma maravilha!

    Beijinho*
    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. è maravilhoso...a foto está muito bonita :)

    ResponderEliminar
  13. Anónimo12:41

    Visito quase diáriamente os seus blogs porque acho que são muito interessantes e identifico-me muito com a Joana, e acho engraçado porque fazemos anos no mesmo dia!!!PARABÉNS!!! (O bolo parece muito bom! Já comecei um para logo à noite e também é de chocolate) Maria

    ResponderEliminar
  14. A idade não lhe traz o sentimento de já saber tudo e não haver mais nada de novo para experimentar. E isso
    é ótimo! Parabéns pelo aniversário e parabéns por continuar a experimentar coisas novas, a lançar a si mesma desafios, mesmo que difíceis, e a dar-nos ideias de novas receitas.

    ResponderEliminar
  15. Carla R.13:12

    Parabéns Joana!... Espero que conte muitos anos e que nos continue sempre a brindar com as suas excelentes ideias e receitas !... Bjinhos

    ResponderEliminar
  16. Parabéns Joana, pelos 34 anos de vida e pelo bolo, que apesar de tudo, tenho certeza deve ter ficado delicioso!!
    E no final acho que você demonstrou muita paciência, pois eu já teria desistido na terceira camada…rsrs

    Beijinhos e uma ótima semana
    Marisa

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabens!!!

    O bolinho (apesar de todos os contratempos) ficou com um aspecto delicioso!!!!

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
  18. Anónimo14:35

    Muitos parabéns. Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Muitos parabéns! :D

    O bolo parece delicioso :D

    Beijinhos e um bom resto de dia :D

    ResponderEliminar
  20. Anónimo15:39

    Parabéns Joana, beijinhos e continue a repartir connosco as suas ideias e olhe que nestas coisas há sempre algum stress que por mais velho que se seja não passa de todo (eu que o diga).
    O ultimo bolo que escolhi para os anos do meu filho foi exatamente o seu bolo fofo de chocolate e ficou uma delicia, mas só tinha recheio e cobertura (o máximo que fiz foram 3 camadas).
    Aproveito para lhe desejar um otimo ano 2013.

    ResponderEliminar
  21. Antes de mais muitos parabéns!! :) Quanto ao bolo... só de ler fiquei com uma vontade louca de provar.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo16:15

    parabens Joana, que 2013 traga tudo o que deseja. Bjs.

    ResponderEliminar
  23. Parabéns. Um bolo de seis camadas é obra de alguém paciente, tenho a certeza que ficou delicioso.

    ResponderEliminar
  24. Parabéns...
    Que contes muitos e bons e sempre junto daqueles que amas...
    E o bolo... lindo com uma história que vai encantar quem tem o privilégio de o provar...
    Beijinhos e um resto de dia perfeito... ;)

    ResponderEliminar
  25. parabens e que seija por mtos e mtos anos felicidades bjs

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde! Em primeiro lugar, feliz aniversário. Posso lhe dar umas dicas sobre a montagem do bolo. Pra que ele não penda para o lado, experimente montá-lo num aro. Depois que você montar o bolo e colocar os recheios, retire o aro com cuidado (pode até fazer o aro de papel cartolina preso com um durex. Depois você retira o durex e o aro se solta). Coloque seu bolo para congelar antes de terminar de confeitar. Uma coisa que facilita é, depois de retirar do congelador, passar uma camada fina de chantili e só depois espalhar a cobertura. Isso faz com que pedacinhos do bolo não se soltem enquanto espalha a cobertura. Suas receitas são lindas de ver! Um beijo em todos aí.

    ResponderEliminar
  27. Muitos parabens e que venham muitos mais bolinhos mas agora mais direitos :P

    E já agora, boas festas!

    ResponderEliminar
  28. Olá Joana !
    Muitos parabéns, o bolo é o menos, o que importa é estar na companhia de quem mais gostamos... No entanto acredito que estará delicioso e receberá muitos elogios da familia e amigos. Vai ver que valeu a pena todo o stress.
    Um dia feliz com muito amor !
    Anabela Salema

    ResponderEliminar
  29. Eu sou fã do blogue, embora nunca comente, mas hoje tinha mesmo de ser.

    Antes de mais, muitos parabéns!*

    Quanto ao resto, torto ou não, com camada a mais ou a menos, o bolo tem óptimo aspecto, e fiquei cheia de vontade de provar! E acima de tudo parece-me que tentar fazer esse bolo não será falta de inteligência mas audacidade e gosto por desafios. E que nada é melhor que ver que o aumentar da idade não diminui essa audacidade :)

    ResponderEliminar
  30. Muitos Parabéns minha Querida! Esse bolo tem tudo para ñ ser decadente, e mt menos os teus 34 aninhos :) Sou mais velha q tu dois mesitos, e até agora está a correr bem (assim cm os 33, os 32 e os 31 :D) Mts bjinhos, felicidades hoje e sempre e doçura por mais 365 dias!

    ResponderEliminar
  31. Muitos parabéns! Do alto dos meus 36 (quase 37 anos) posso afirmar que há coisas que não se corrigem... E mais: a idade agrava até algumas das nossas....como dizer, características ;) O melhor será aceitarmo-nos, não desistindo de procurar ser mais e melhor. Um ano muito feliz!...
    Babette

    ResponderEliminar
  32. Anónimo12:20

    Olá Joana,
    Ligeiramente atrasada...
    Mas aqui ficam também os meus Parabéns.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  33. Joana...Joana...
    Isto vai levar-me uma tarde!

    :)

    Mas vai estar na minha mesa de Natal!

    Obrigado!

    Bjinho

    ResponderEliminar
  34. Anónimo19:44

    Depois de ler, fiquei com muita vontade de experimentar a receita do caramelo salgado, deve ser uma delicia,..... vou ter que experimentar num dos meus proximos bolos de festa.
    Qto ás 6 ou 5 camadas, acho que apesar de tb já contar 34, vou esperar para experimentar quando contar 50 ou lá perto. :)

    ResponderEliminar

Imprimir