Figos em Calda da Teresa



Eu não conheço pessoalmente a Teresa. Mas ela, generosamente, partilhou comigo uma receita a pensar nos meus cabazes de natal. Figos secos em calda, para comer com requeijão ou a acompanhar uma sericaia, em vez das ameixas d´Elvas (que eu por acaso gosto muito!)
Eu gostei muito da receita e depressa a coloquei em prática. Os figos ficam realmente deliciosos e vão ser uma adição muito especial à minha mesa de aniversário e de natal. Para comer com sericaia, queijo ou um pão-de-ló molhadinho.
Este ano não vão fazer parte dos meus cabazes, mas já estão na lista de espera para o próximo ano. Obrigada Teresa pela partilha e pela generosidade que, afinal, fazem até parte da quadra natalícia!

Ingredientes para 1 frasquinho:

15 figos secos
300ml de água
150ml de mel
2 paus de canela
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá bem cheia de erva doce em grão
2 rodelas de limão
1 rodela de laranja

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num tachinho e leve ao lume, mexendo de vez em quando. Até o molho reduzir para uma calda, o que demora cerca de 30 minutos.
Deixe arrefecer e coloque num frasquinho, taça ou compoteira.
Sirva com requeijão ou outros queijos, sericaia ou pão de ló molhadinho em substituição das tradicionais ameixas d´Elvas.
Pode ser também um simpático presente de natal. Coloque num frasquinho, decore-o a gosto e ofereça nos seus cabazes de Natal.

Bom Apetite!

16 comentários :

  1. É mesmo esse o espírito do Natal, a partilha!
    Parecem deliciosos e uma alternativa diferente de oferecer figos (que eu adoro!)

    ResponderEliminar
  2. Adoro os figos assim. Boa sugestão de oferta de natal :) oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Disculpa mi desaparición, estoy intentando ponerme al día, problemas personales me lo habían impedido hasta este momento.

    Buena receta, rica y muy sabrosa, la probaremos.
    Besicos

    ResponderEliminar
  4. Uma boa sugestão :)

    ResponderEliminar
  5. É sempre um prazer partilhar. Como eu costumo dizer: o que é bom para partilhar.
    E é uma honra ver a referência neste blog.
    Um beijinho e votos de um excelente Natal.
    Teresa Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizer ainda que esta partilha, comparada com o que tenho aprendido neste blog, é uma gota de água.
      Beijoca
      TM

      Eliminar
  6. Também costumo fazer uns figos de conserva parecidos...

    http://salpicosbrancos.blogspot.pt/2009/09/figos-todo-o-ano.html

    Adoro figos por isso, estas são maneiras de comer figos durante todo o ano!
    Parabéns pelas receitas e dicas!

    bjs
    Susana Almeida

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito desta receita! Obrigado, uma vez mais, pela sugestão!

    ResponderEliminar
  8. Belissima ideia para oferecer... e devem ser deliciosos.. ;)
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. thanks for your informations!!
    keep posting and happy blogging!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:05

    Adoro figos, ótima e bela dica.
    :)

    ResponderEliminar
  11. Adorei o blog por completo! As suas receitas são óptimas, tenho os dois livros e nenhuma receita me calha mal :)
    Continuação de um bom trabalho e de muito sucesso !

    ResponderEliminar
  12. Anónimo03:08

    Posso fazer figos em Calda Maria, Calda Josefina, ou Calda Mariscleuda? *ooo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo03:15

      Tem que ser calda Mariscleuda, porque se não, não tem graça, fica um caldo véi kkkkkkkkkkkkk

      Eliminar
  13. Anónimo21:15

    Muito boa a ideia...faz-me lembrar as deliciosas marron glacé, que adoro. Para mim a calda não tem segredo é só aplicar os vários pontos que melhor resultado dê.Gostei muito. Obrigada.Bel

    ResponderEliminar
  14. Experimentei este fim-de-semana e adorei a receita, obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar

Imprimir