Arroz Natalício

Eu sei que ainda faltam alguns dias para o Natal, mas tenho a certeza que não é só em minha casa que se começa a pensar na ementa e nas receitas a fazer para esta época do ano.
Por aqui a tradição é quase sempre de fazer um assado no dia 25 de Dezembro – peru, cabrito, borrego, porco, capão… acho que já houve de tudo um pouco. Um assado bem temperado, simples, tradicional e saboroso. E para o fazer brilhar? Nada melhor do que acompanhamentos à altura, como este arroz natalício que prepararei recentemente para um jantar cá em casa e que resulta muito bem, para além de ficar muito bonito. Adequado à ocasião.
Aqui fica mais uma ideia para a mesa de natal!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 chávena de arroz basmati
2 chávenas de caldo de galinha (caseiro ou em cubos)
1 colher de chá de açafrão das índias (curcuma)
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
Sal q.b.
Bagos de romã q.b.
Coentros frescos ou salsa q.b.

Preparação:

Descasque e pique finamente os dentes de alho e leve-os ao lume num tacho, juntamente com o azeite, deixando aquecer. Junte depois o arroz e envolva-o bem no azeite. Acrescente a curcuma e mexa bem de modo a que o arroz fique amarelo. Junte agora o caldo de galinha a ferver, mexa o arroz e retifique de sal. Tape o tacho e reduza o lume para o mínimo no bico mais pequeno do fogão para que o arroz cozinhe lentamente.
Cerca de 15 minutos depois – ou quando toda o caldo tiver sido absorvido – desligue o lume ao arroz e deixe-o repousar mais 5 minutos. Destape.
Sirva o arroz polvilhado com os bagos de romã e com os coentros ou salsa picada para um aspeto bem natalício. Acompanhe com carnes assadas.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Bem bonito, e certamente gostoso. Aqui eu não tenho costume de usar romã. Mas gosto do efeito que ela dá nos pratos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Um belo arroz sem dúvida e diferente do habitual, bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Esse arroz está mesmo a meu gosto!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Uma sugestão diferente e apetitosa!
    Bjs
    Paula

    www.partilhandosaboresereceitas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. parece delicioso!!
    acho que vou acrescentar um pauzinho de canela!
    http://iiinmyworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Fica um arroz lindo :)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:11

    Ficou um prato com umas cores lindas, e com óptimo aspecto! Tenho de experimentar em breve :)

    ResponderEliminar
  8. Bem bonito e condizente com a época :) Acho q no ano passado fiz o 'teu' arroz da festa, este ano deve ser igual ou então uma receita de arroz de abóbora que vi e gostei... Esta tua sugestão fica p fazer qd houver romã em casa :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  9. thanks for your informations!!
    keep posting and happy blogging!

    ResponderEliminar
  10. adorei a cor e a apresentação do seu arroz! Uma ideia a confeccionar muito brevemente, bom fim de semana Joana :)

    ResponderEliminar

Imprimir