"Pão de Todos" - Barriga de Freira


"O projeto ‘Pão de Todos’, que assinala este ano a sua 9ª edição, é um evento sociocultural realizado na época de Natal, nas cidades de Lisboa e do Porto. A iniciativa consiste na oferta de vários tipos de pães e de cacau quente a todos os que na época de Natal passeiam pela baixa das cidades de Lisboa e Porto. Em paralelo à distribuição de Pão, o evento inclui um programa cultural diversificado, combinando espetáculos, música, teatro, workshops...

O evento aconteceu de 6 a 9 de dezembro na Praça Mártires da Pátria, no Porto e começa hoje, dia 13 e até dia 16 na Praça Martim Moniz, em Lisboa. Com o tema “Juntos vamos multiplicar a partilha”, esta edição do ‘Pão de Todos’ apela à disponibilidade de cada um para partilhar o que tem e assim contribuir para um Portugal mais sustentável, justo e equilibrado.
Este é um projeto da associação CAIS, uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, fundada em 1994 e que tem como missão apoiar a construção ou a recuperação da autonomia de pessoas em situação de pobreza extrema e exclusão social. Poderão ficar a conhecer melhor a Associação e os seus projetos no site www.cais.pt."

Como o pão é a “génese” deste projeto solidário que me foi proposto partilhar e divulgar, aqui fica uma receita com pão, em homenagem ao “Pão de Todos”.
Escolhi uma receita que, para além de aproveitar sobras de pão (ou pão duro), que tantas vezes são desperdiçadas sem nos lembrarmos que há quem não tenha “pão”, é também uma receita que se enquadra na quadra natalícia que vivemos. Nada melhor para divulgar um projeto solidário, tal como solidário e generoso deve ser o natal. E para que juntos possamos (mesmo) multiplicar a partilha.
Aqui ficam as sugestões.

Ingredientes:

200g de açúcar
200ml de água
200g de pão rijo (de preferência pão branco)
2 ovos
Amêndoa moída q.b.
Canela em pó q.b.

Preparação:

Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver em lume brando durante 5 minutos. Acrescente depois o pão partido em pequenos pedaços e deixe que este absorva a calda de açúcar. Mexa bem até obter uma espécie de pasta e deixe arrefecer um pouco.
À parte bata os ovos e junte-os depois, em fio, à mistura de pão e açúcar envolvendo bem. Leve tudo novamente ao lume, sem deixar de mexer, durante um ou dois minutos, apenas para cozinhar os ovos.
Coloque a mistura num prato de servir e polvilhe com amêndoa ralada com casca e canela em pó.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. :) é isso mesmo ... e cada vez mais temos de nos lembrar disso mesmo e não só nesta altura mas sempre .

    Um beijinho e obrigada pela partilha !

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana

    Desconhecia esta iniciativa, obrigada pela partilha.

    Uma receita fantástica para sobras de pão, já levo comigo

    Até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia nem a iniciativa nem a receita! Acho excelente este tipo de projectos, só é pena ser mais na época de natal, mas há q elogiar! A tua receita tb parece bem boa, talvez a faça pelo natal :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Bela receita... tenho que fazer. Já conhecia a iniciativa pois o meu marido vai tocar aqui em Lisboa dia 14 com a banda dele... hehehehe
    um beijinho e tenho que experimentar esta receita.. :)

    ResponderEliminar
  5. Já conhecia esta receita mais difernte com o paladar Brasileiro.

    ResponderEliminar
  6. i was the looking for the same and related info, what you describe on your article. And found you through google search. Its helps me a lots and i understood that you are one of skill article writer/ blogger. I have book marked your blog and hope to visit again to learn more. Thanks for your valuable efforts and time.

    ResponderEliminar

Imprimir