Almondegas com Tomate no Forno


Depois de uns dias em Lisboa (para a Feira do Livro, o lançamento de Lisboa e os compromissos habituais com o novo livro), o regressar a casa implica ter muitas coisas para organizar e preparar. Em primeiro ir às compras que não havia quase nada de comer aqui por casa – leite, pão, fruta, legumes, peixe e carne…. Fazer as sopas do Zé Maria, organizar as roupas, a cozinha, responder a mails que ficaram por responder, gastar os muito ovos que tinha cá… enfim, um sem número de coisas que qualquer pessoa que está 5 dias fora de casa tem de organizar. Apesar de um Miguel sempre muito presente e que foi tratando de algumas coisas, muito havia ainda a fazer.
Mesmo com tudo isto há que cozinhar as receitas habituais, As receitas para todos os dias.
Estas almôndegas foram umas das preparadas num dia de muitos afazeres.

Entretanto deixo aqui a indicação de um novo workshop em Coimbra, dia 14 de Junho, na Quinta do Ribeiro em Antuzede. O workshop começa às 10h , dura cerca de 3 horas e inclui o almoço. Já estão algumas vagas preenchidas pelo que se querem participar sugiro que o façam quanto antes para o endereço indicado.

No dia 14 de Junho, pelas 17h, será também o lançamento do livro “Receitas para todos os dias” aqui em Coimbra, na Bertrand do Dolce Vita. Espero poder contar convosco.

Ingredientes para 2 pessoas:

350g de carne de vaca picada
1 ovo
2 colheres de sopa de pão ralado
Sal e pimenta q.b.
2 tomates maduros (usei congelados)
1 cebola pequena2 dentes de alho
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de orégãos secos
Azeite q.b.
1 bola de mozarela fresca
Manjericão fresco q.b.

Preparação:

Comece por preparar as almondegas. Numa taça misture a carne picada com o ovo, o pão ralado e tempere de sal e pimenta. Forme pequenas bolinhas do tamanho de nozes e deixe-as a repousar no frigorífico.
Entretanto prepare o molho de tomate. Pique a cebola e os dentes de alho, Retire a pele ao tomate e corte-o em pequenos pedaços.
Leve um tacho ao lume com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados, Deixe refogar um pouco e acrescente o tomate em pedaços, a polpa de tomate e tempere de sal, pimenta e acrescente os orégãos. Deixe cozinhar em lume brando até o molho estar apurado, cerca de 15 minutos.
Retire o molho do lume e coloque-o num prato fundo que vá ao forno e à mesa. (Se quiser triture o molho com a varinha mágica para ficar mais fino)
Coloque depois as almôndegas no molho de tomate e acrescente o queijo mozarela fresco previamente cortado em cubos.
Leve ao forno previamente aquecido até que a carne esteja cozinhada, o molho a borbulhar e apurado e o queijo derretido numa crosta saborosa. (Cerca de 40 minutos)
Antes de servir polvilhe com as folhas de manjericão fresco.
Sirva com arroz ou massa.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Estas almôndegas sabem mesmo ao conforto de casa :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que almondegas maravilhosas, receita ótima!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  3. Que delícia!
    Deu água na boca, que fome.
    Um abraço e tudo de bom sempre.

    ResponderEliminar
  4. Uma boa opção e devem ficar muito boas;)
    Continuação de boas receitas!

    Beijo,
    http://io-healthykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir