Compota de Pêssego com Laranja e Manjericão

O avô trouxe os primeiros pêssegos lá do pessegueiro da quintinha. Muito doces, madurinhos e que têm feito as delícias do Zé Maria, que agora gosta de comer a sua fruta em pedacinhos mastigando com as gengivas – porque ainda não tem sequer um um dente – e quanto mais madura e docinha, melhor.
Mas os pêssegos estavam mesmo muito maduros em sem tratamento nem nada, acabam por ter uma vida muito curta. E nós não conseguimos dar andamento a todos em tempo real. Por isso, já saiu a primeira compota do ano: de pêssego com laranja e manjericão para ser diferente, e que fica lindamente em torradas e em cima de uma panacota simples.

Ingredientes:

1 kg de pêssegos arranjados (sem peles nem caroços e cortados em pedaços)
700g de açúcar
Casca de 1 laranja
1 mão cheia de folhas de manjericão

Preparação

Coloque os pêssegos cortados num tacho grande. Junte o açúcar, a casca de laranja, as folhas de manjericão e envolva bem.
Leve ao lume e, mexendo de vez em quando, deixe levantar fervura. Reduza depois o lume para o mínimo e deixe cozinhar suavemente até que o doce tenha atingido a consistência desejada.(Teste a consistência colocando um pouco de doce num pires e deixando arrefecer. Passe depois o dedo esperando que doce se afastar sem se unir de imediato.)
Com a ajuda da varinha mágica triture a compota até ficar com a consistência que mais gostar. Deixe voltar a levantar fervura e coloque-o depois, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados. Feche bem a compota e coloque-as cerca de 30 minutos ou até arrefecer, de “cabeça para baixo”. Vire depois os frasquinhos e rotule-os antes de os guardar num local fresco e seco.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Compota diferente, criativa e um tanto ousada. Parece ficar uma delicia!
    Bem refrigerada fica perfeita!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    que rica combinação, adorei, não conhecia, já anotei para fazer na época desta fruta por aqui. O bebe está descobrindo as delicias da estação.
    Tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Parece bem boa! Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  4. Que bela compota! A combinação de sabores deve ficar fantástica.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  5. Nice page and i like blogwalking

    ResponderEliminar

Imprimir