Salada de Batatas Novas, Ervilhas e Salmão

No sábado foi um regalo ir até ao mercadinho biológico. As primeiras framboesas do ano. Os morangos que sabem mesmo a morangos. Alcachofras, cogumelos, cenouras, tomates, ameixas, manjericão, mirtilos, feijão verde, curgetes, beringelas. E no meio de tudo isto batatinhas novas e ervilhas frescas que trouxe para casa para descascar.
O almoço de um dia de calor abrasador foi uma salada com salmão, ovos caseiros e as deliciosas batatinhas novas e ervilhas doces. Um verdadeiro almoço de verão, com ingredientes frescos e deliciosos e a simplicidade do que se pode fazer com ingredientes da época.
Cada vez mais gosto de ir ao mercado, de escolher os ingredientes, de os cheirar, de trocar receitas com os vendedores e compradores, de ficar entusiasmada com aquilo que irei encontrar sem levar uma lista de compras pré-definida. E de chegar a casa cheia de ideias e de preparar de imediato ingredientes que sei que foram colhidos há poucas horas. Não há nada mais reconfortante e mais maravilhoso que ver “nascer” algo de ingredientes frescos acabados de comprar!

E já agora aproveito para vos convidar para a apresentação do novo livro “Receitas para todos os dias” no Porto, no dia 21 de Junho pelas 16h nos Workshops Pop.up na Rua do Almada.

E convido-vos ainda para o showcooking no El Corte Inglés de Lisboa já amanhã, pelas 18h30.


Ingredientes para 2 pessoas:

300g de lombos de salmão (cortado em 4 lombinhos pequenos)
2 ovos
6 batatinhas novas
200g de ervilhas (usei frescas)
1 cebola pequena nova com rama
Salsa picada q.b.
1 colher de sobremesa de mostarda em grão
Azeite q.b.
Sumo de limão
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Lave bem as batatinhas e leve-as a cozer ao vapor – ou em água temperada de sal. Quando a água levantar fervura e as batatinhas estiverem quase cozinhadas junte as ervilhas e deixe cozinhar tudo. Depois escorra e reserve. Coza também os ovos durante 4 minutos, de modo a que a gema fique ainda cremosa.
Entretanto pique a cebola nova e pique também uma parte da rama (se não tiver pode usar cebolinho).
Tempere o salmão com um pouco de sal e pimenta e grelhe-o na chapa.
Prepare o tempero. Numa taça misture a mostarda com o sumo de limão e o azeite e tempere com um pouco de sal e pimenta. Vá juntando os ingredientes e provando até o molho ficar a seu gosto, mais ou menos limão, mais ou menos azeite.
Coloque as batatas cortadas ao meio numa saladeira, assim como as ervilhas. Acrescente a cebola e a salsa picada, metade da rama da cebola e metade do salmão desfeito em lascas. Tempere com o molho de mostarda envolvendo bem.
Termine depois com o restante salmão e a os ovos cozidos abertos ao meio e polvilhe com a restante rama da cebola.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Olá porque não publica também receitas da sopa e papinha que faz para o seu bebe

    ResponderEliminar
  2. Salada incrível, bem apetitosa!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  3. hi,, i like to visit this site,, have a nice day :)

    ResponderEliminar
  4. Muito bom. Uma receita leve mas cheia de sabor

    ResponderEliminar

Imprimir