Mais um fim de semana preenchido. Ida ao Porto para uma apresentação que foi muito gira, e muito pouco convencional. Antes ainda houve tempo para levar o Zé Maria à piscina e para fazer as compras habituais no mercadinho biológico.
Domingo foi mesmo dia de estar em casa. Ao contrário do que eu gosto, não houve tempo para filmes e sofá. Foi preciso organizar a casa que estava literalmente de pantanas, depois de uma semana com outros afazeres que não permitiram manter as coisas como gosto.
Claro que também se cozinhou – e se experimentaram coisas novas – e preparei uma sopa de peixe para aproveitar a cabeça da corvina que comprei. Cá em casa não somos amantes da cabeça de peixe e costumo utilizar - quando compro o peixe inteiro - para fazer caldos de peixe caseiros e saborosos. Desta vez rentabilizei ainda mais numa deliciosa sopa de peixe.
Aqui fica a sugestão para começar bem a semana.
Ingredientes para 2 pessoas:
Para o caldo de peixe:
1 cabeça de corvina (pequena)
1 cenoura
1 cebola
1 rama de alho francês
Sal q.b.
5 grãos de pimenta preta
Azeite q.b.
1 alho francês – rama usada no caldo
2 tomates maduros
½ pimento verde pequeno
1 colher de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Folhas de manjericão
8 camarões cozidos
Preparação:
Coloque a cabeça de corvina num tacho. Acrescente a cebola descascada, a rama do alho francês, a cenoura também descascada e acrescente água até cobrir os ingredientes. Tempere com sal, os grãos de pimenta e um fio de azeite. Leve a cozer em lume brando durante cerca de 25 minutos.
Ao fim desse tempo escorra bem e reserve o caldo. Aproveite a cabeça do peixe e limpe-a de peles e espinhas reservando a cane.
Entretanto pique finamente o alho francês. Pele o tomate, retire-lhe as sementes e corte-o em cubinhos, assim como ao pimento.
Leve um tacho ao lume com o azeite, salteie o alho francês durante alguns minutos até que murche. Acrescente depois o tomate e o pimento em cubos e a polpa de tomate. Mexa bem e deixe cozinhar mais alguns minutos. Acrescente depois o caldo de peixe – cerca de 500ml- e deixe ferver em lume brando cerca de 15 minutos. Com a varinha mágica triture bem até obter um creme homogéneo, sem grumos cremoso. Retifique de sal e pimenta. Divida por dois pratos ou taças o peixe reservado e junte os camarões.
Termine juntando o creme de peixe bem quente e decore com umas folhas de manjericão.
Sirva de imediato.
Bom Apetite!
Que bom! Adoro sopa de peixe. E se for com camarão, então é ainda melhor.
ResponderEliminarhttp://osmelhoressegredosdebeleza.blogspot.com
Adoro sopa de peixe :)
ResponderEliminarhttp://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/
Que delicia é sempre muito bom tomar uma sopa de peixe e a sua ficou muito apetitosa!
ResponderEliminarAbraços,
www.montealegrerefrigeracao.com
Que aspeto delicioso. Adoro camarão e assim então deve ficar óptimo :)
ResponderEliminarAdoro sopa de peixe ! Têm um aspecto delicioso :)
ResponderEliminarTenho imensa vontade em comer sopa de peixe e dás aqui uma saborosa sugestão! Tenho q ganhar coragem e fazer :) Bjinhos.
ResponderEliminarReceita experimentada e muito saborosa!
ResponderEliminarObrigada!
Adoro esse tipo de sopa:). Deve ser deliciosa. Também estou a criar um blogue, depois dou notícias, um beijinho A Jasmim
ResponderEliminarOi
ResponderEliminarOi
ResponderEliminarVocê nem me conhece, você nunca fez uma disciplina junto comigo, você nem estuda mais na UFRJ, você já se formou como farmacêutica, mesmo assim um FDP da coordenação da farmácia vazou as minhas informações pessoais para você.
ResponderEliminarQuer dizer, eu faço a vontade da coordenação da farmácia da UFRJ e tenho as minhas informações pessoais vazadas para quem nem me conhece e nem mora mais no Brasil.
Você mora em Copenhagen que fica na Dinamarca e trabalha na empresa Novonesis, esse FDP não tinha nada que vazar as minhas informações pessoais para você que está morando no exterior. Sim, eu descobri o seu perfil no Instagram e no Linkedin:
https://www.instagram.com/rafa.rafafa/
https://dk.linkedin.com/in/pharmacist-rafaela-carvalho/pt
Eu descubro tudo, assim como eu descobri, que um FDP da coordenação da farmácia da UFRJ vazou as minhas informações pessoais para você, que nem sabe quem eu sou.
Eu acho que o FDP achou que eu não iria descobrir a maldade que ele fez comigo, pode avisar para esse FDP que eu descubro tudo, assim como eu descobri o seu perfil no Instagram e no Linkedin.
Se esse FDP achou que ele iria me calar ao vazar as minhas informações pessoais para você, pode avisar para ele, que nunca vai me calar, medo é para quem tem algo a perder, eu não tenho nada a perder, não sobrou nada para mim.
Pode avisar a esse FDP, que o que ele fez comigo vai ter volta, nada fica impune.
Se esse FDP morasse aqui na minha rua as coisas seriam bem diferentes, em cima da minha rua tem uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas. Se esse FDP morasse aqui na minha rua, os traficantes já teriam mandado esse FDP subir até a boca de fumo, os traficantes não gostam de gente que faz as coisas para sacanear os outros, igual esse FDP fez comigo.