Feijão Verde com Farinheira


Acredito que, de uma maneira geral,  somos fruto da educação que temos. Que os exemplos dos nossos pais e/ou avós nos influenciam e nos moldam. Que acabamos a pensar e agir como eles em muitas situações, porque é assim que sempre vimos fazer.
Eu, que tenho duas mãos cheias de defeitos por cada uma das minha virtudes, acho que aprendi com eles as minhas melhores qualidades. E, em algumas ocasiões e contextos, acabo mesmo a ter a certeza disso.

Ingredientes para 2 pessoas:

450g de feijão verde
1 farinheira
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de azeite
100ml de água

Preparação:

Comece por arranjar o feijão verde. Lave-o, corte as pontas e, se for muito grosso, corte-o ao meio no sentido do comprimento. Reserve.
Leve um tacho ao lume com o azeite e deixe aquecer. Junte depois a farinheira inteira previamente picada com um garfo para que não rebente. Deixe cozinhar de ambos os lados até ficar dourada e retire.
Acrescente depois ao tacho os dentes de alho picados grosseiramente e o feijão verde. Tempere com um pouco de sal e pimenta e acrescente a água. Tape o tacho e deixe o feijão verde cozinhar até ficar macio. (Se necessário acrescente mais água.)
Corte a farinheira em pedaços e junte-a ao feijão verde, deixando cozinhar mais alguns minutos para que se misture com o feijão.
Sirva quente com fatias de pão torrado e, se quiser, ovo escalfado.

Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Joana, esta receita é excelente! Tenho uma farinheira congelada à espera de uma oportunidade. Acho que o momento chegou, finalmente. Vou fazê-la assim no sábado, porque acho que vou adorar.

    Isabel Gomes

    http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel,
      Esta é daquelas receitas simples que eu adoro. Experimente.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir