Risotto de Favas e Espumante com Morcela


Da horta vieram as primeiras favas. As que eu semeei em Janeiro, uma a uma pelas minhas mãos. Apanhei as primeiras na semana passada e tinha de as preparar de uma forma especial. A ideia inicial era simplesmente umas favas com morcela, ou uma saladinha de favas com coentros - também da horta - que eu adoro, mas as favas ainda não são muitas e acabei por me lembrar que um risoto era uma bola solução e uma boa forma de as celebrar. Ficou realmente bom e reconfortante.

Na quinta feira, dia 7 de Maio é dia do último workshop na Marques Soares, no Porto, pelas 16h, na iniciativa moda Up.





Mas logo depois, no sábado, dia 9 de Maio, rumo novamente ao Porto, desta vez aos workshop Pop-Up, na Rua do Almada e, pelas 15h, haverá um novo workshop dedicado ao tema das receitas para as nossas festas. Para mais informações por favor contactem info@workshops-popup.com. Espero contar com a vossa presença!

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de arroz próprio para risoto
125ml de espumante (ou vinho Branco)
500ml de caldo de galinha (usei caseiro)
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
150g de favinhas frescas
1 morcela (usei morcela do Fundão)
50g de queijo parmesão

Preparação:

Pique finamente a cebola e leve-a num tacho ao lume juntamente com o azeite. Deixe a cebola começar a ficar translúcida e junte depois o arroz e as favas envolvendo bem no refogado. Acrescente o espumante e, mexendo sempre deixe o vinho cozinhar até evaporar e ter sido absorvido pelo arroz. Vá depois juntando, aos poucos e poucos e mexendo sempre, o caldo de galinha quente. Quando o arroz tiver absorvido o líquido é que deve misturar mais. Retifique de sal e pimenta e, se necessário acrescente mais caldo de legumes até o arroz estar cozinhado (tem de estar cozinhado mais ainda firme e com um pouco de textura).
Enquanto está a preparar o arroz, aproveite também para fazer a morcela. Pique-a com um garfo ou um palito e leve-a a cozinhar numa chapa ou frigideira quente até que fique tostada e liberte alguma gordura. Deixe repousar e corte-a depois em rodelas.
Quando o arroz estiver pronto, acrescente o parmesão ralado na hora, e uma colher de sopa de manteiga. Envolva bem, deixe repousar um ou dois minutos.
Sirva o risotto com as rodelas de morcela e decore com umas folhinhas de coentros frescos.


Bom Apetite!


5 comentários :

  1. Anónimo09:57

    Aqui está uma bela ideia e diferente para um velho clássico! Já tenho as favas (dadas pelo meu vizinho), agora só falta a morcela e o arroz para o risotto! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Sara,

    Este risotto ficou mesmo muito bom. A morcela faz a diferença e torna a refeição mais completa.
    Um beijinho.
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada!
      É outra maneira de comer favas e morcela!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. É mesmo Susana.
    Obrigada.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir