4 anos de Zé Maria e um Bolo de Cenoura Delicioso



O Zé Maria já faz 4 anos. E hoje, pela primeira vez, o meu rapazinho cada vez mais crescido, vai cantar os parabéns com os amigos da escola. 
O meu rapazinho que está cada vez mais independente, que todos os dias descobre coisas novas, que é um tagarela como a mãe, que gosta muito de livros, de brincar com legos e playmobil e de carros. 
Portanto hoje é dia de festa! Um dia que recorda o 18 de Setembro de 2013 em que o vimos pela primeira vez, e em que, depois de tudo tivemos o nosso sonho realizado. 
E todos os dias contigo com o Zé Maria são uma descoberta. São uma conquista. Vamos cometendo erros, vamos seguindo o nosso instinto, e umas vezes fazemos melhor do que outras... E todos os dias vamos aprendendo a ser pais. 
E como é dia de festa, não pode deixar de haver um bolo para cantar os parabéns, mais logo com os avós, os tios e os primos (que a festa é só no domingo, juntamente com o mano que faz 2 anos!)
E assim, aqui fica o teu bolo dos 4 anos. Parabéns meu primeiro amor pequenino.

Ingredientes:

3 ovos
2 cenouras cruas 
2 chávenas de chá de farinha de trigo
1 chávena de chá de açúcar amarelo
1 chávena de chá de azeite
1 colher de sobremesa de fermento em pó 
1 colher de chá de canela

Cobertura:
100g de chocolate com 75% cacau
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de leite

Preparação:

Coloque as cenouras, o azeite e os ovos no liquidificador ou robot de cozinha até ficar com uma mistura líquida e homogénea. Coloque esta mistura numa taça e adicione o açúcar, mexa muito bem. Junte a farinha e a canela e volte a mexer muito bem, por fim junte o fermento. 
Coloque a massa numa forma previamente untada e polvilhada. Leve a cozer ao forno pré aquecido a 180º C durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire e deixe arrefecer completamente.
Para a cobertura leve ao lume o chocolate com a manteiga e o leite de deixe derreter e engrossar. Cubra o bolo com a mistura.
Decore a gosto.



Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Muitos Parabéns!!! Mais logo procuro pela foto, mas deve estar um espanto! Um dia feliz rodeados da família e amigos :) Bjinhos!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:41

    Ola Joana
    Parabéns ao Ze Maria esta a ficar um homenzinho.
    Bjs Glória

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:49

    Muitos parabéns Zé Maria, "sobrinho emprestado" da blogosfera! Digo isto, porque os seus leitores acompanham os passos deste menino (bem como o mano), desde o início.
    Bem me parecia que era nesta altura, que os dois meninos faziam anos.
    O bolo está lindo, e com um ar delicioso! Será para experimentar, pois bolos de cenoura são como os de maçã/laranja ou chocolate, nunca são demais!

    Um grande beijinho para todos,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns ao Zé-Maria. Muitos parabéns aos papás.
    Parece que foi ontem que a Joana deu a feliz notícia que seria mamã e já passaram 4 anos, uau como é tão bom acompanhar esta família linda e inspiradora :)
    O bolinho está lindo e imagino quão saboroso deve estar.
    Beijinhos grandes neste dia especial, em especial ao aniversariante e alargado aos papás e mano.
    Romã :*

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana!
    Muitos parabéns ao Zé Maria e também, claro, muitos parabéns aos papás!!!
    Votos de um dia muito feliz!
    beijinhos,
    Elsa F.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:05

    Parabéns aos meninos, que tal como os meus fazem anos na mesma semana, e com a mesma diferença de idades. É uma semana cheia de bolos e de aromas e de convívio, mas vale a pena pelos sorrisos e abraços.

    ResponderEliminar
  7. Fiz hoje para os anos do meu mais velho. Adorámos!

    ResponderEliminar
  8. Duvida .. para 26 crianças quais as quantidades? Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:44

    A chávena tem que quantidade?

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Joana, queria lhe pedir uma ajuda, queria fazer este bolo para o aniversario do meu marido que esta perto e gostaria de rechea lo com chantily de morango, acha que conjugaria bem? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Provavelmente este não é um bolo muito indicado para rechear, pois é feito numa forma com buraco. Se o fizer numa forma sem buraco e mais própria para rechear, o bolo poderá ficar mais enqueijado ou mal cozido.
      Pessoalmente acho que algo com chocolate ou laranja combina melhor... Mas nada como experimentar.
      Espero ter ajudado.
      Joana Roque

      Eliminar
    2. Sim muito obrigada pela resposta, já tinha pensado no chocolate, mas por uma questão de decoração por ser vermelho) estava a pensar rechear com o morango. Vou mudar então para outro bolo que fique melhor numa forma sem buraco. Já agora teria alguma sugestão de bolo? obrigada pela resposta. um beijinho

      Eliminar
  11. Olá, fiz esta receita exceptuando a cobertura e o bolo não me saiu como estava à espera, sabia muito a azeite. A medida que usei para 1 chávena foi de 250g terá sido isso? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir