Empadão de Pescada com Espinafres


Já vos falei a semana passada da “peixinho da lota”, (www.peixinhodalota.pt) e do meu primeiro cabaz, onde vinham umas pescadinhas. Com umas delas fiz uns tacos de peixe, e com as restantes, cozi e desfiei para fazer um empadão - já que pescada cozida nunca é bem vinda cá em casa (mas os miúdos gostam).
E fiz um empadão com batata doce em vez da batata normal, apesar de poderem usar as batatas da vossa preferência. Tenho usado imenso batata doce por vários motivos - primeiro porque tanto nós como os miúdos gostamos imenso, depois porque vêm quase sempre no nosso cabaz de hortícolas, e porque eu, como potencial candidata a voltar a ter diabetes gestacional (tive das outras duas gravidezes e, apesar de não ter (ainda) desta, não quer dizer que não possa vir a ter),  fui aconselhada a fazer a substituição pela equipa médica que me acompanha. Quanto ao uso de  leite de coco em vez de leite normal para fazer o puré de batata doce, não sei se alguma vez experimentaram, mas é uma combinação que fica deliciosa, pois o leite de coco acentua o sabor doce da batata e nós gostamos muito do contraste. Mas claro que podem usar a combinação de puré de batata mais tradicional que fica igualmente saboroso!



Ingredientes para 3 pessoas:

300g de espinafres congelados
400g de postas de pescada
2 batatas doce grandes (podem usar batata normal)
2 dentes de alho
1 cebola pequena
1/3 lata de leite de coco (ou um pouco mais se necessário até o puré ter a consistência desejada)
sal, pimenta e noz moscada q.b.
azeite q.b.
1 ovo batido

Preparação:

Leve um tacho ao lume com água temperada de sal e assim que levantar fervura junte as postas de pescada deixando cozinhar.
Entretanto descasque as batatas e corte-as em pedaços e leve-as também a cozer.
Descasque os dentes de alho e coloque num tacho juntamente com um pouco de azeite. Quando começar a querer fritar junte os espinafres congelados e deixe descongelar e cozinhar ao mesmo tempo até que estejam no ponto. Tempere com um pouco de sal.
Entretanto retire a pescada  - guarde um pouco de caldo de cozedura da mesma - e limpe de peles e espinhas. Reserve.
Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e junte a cebola previamente picada e deixe refogar um pouco. Junte depois a pescada e envolva bem. Retifique de sal, pimenta e junte um pouco de noz moscada e água da cozedura da pescada para que não fique muito seco. Reserve.
Assim que as batatas estiverem cozidas escorra-as bem e esmague-as depois com um utensílio próprio. Junte depois o leite de coco e mexa bem. Retifique os temperos.
Monte depois o empadão: Por baixo coloque os espinafres e por cima destes disponha a pescada. Cubra tudo com o puré de batata doce.
Bata o ovo e coloque por cima do puré de modo a formar uma capa crocante. Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC com grill até que a capa de ovo fique dourada.
Sirva de imediato!


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo10:35

    Uma sugestão com um toque exótico!
    Confesso que não sou apreciadora de peixe cozido, especialmente em água e sal. Mas de vez em quando, lá sai, cozido com um pouco de limão/vinagre, alho/rama de alho francês, além do sal e uns grãos de pimenta.
    No entanto, é sempre bom ficar com estas ideias, de forma a variar a sua prepararação, usando os legumes disponíveis em casa ou da época.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Peixe cozido da em casa não entra só se for com bacalhau. Aqui está uma bela sugestão

    ResponderEliminar
  3. Que grande ideia!! tem tudo de bom para ser delicioso :-)

    ResponderEliminar

Imprimir