Bolo de Banana com Azeite e Cobertura de Iogurte e Mel


Inicialmente ia fazer o bolo um bolo de cenoura para o Zé levar para a escola. Mas o meu filho decidiu sobrepor-se à minha ideia, e andou dois dias a dizer que queria levar para a escola um bolo de banana com framboesas e mirtilos por cima. Sendo ele o aniversariante, decidi fazer-lhe a vontade.
A receita do bolo de banana, não é nova aqui no blogue, e é uma adaptação de uma receita da Donna Hay. A cobertura de iogurte é uma das novas favoritas aqui em casa, e a decoração foi mais uma das sugestões do meu rapazinho.
Como tive imensos pedidos para partilhar a receita do bolo, aqui fica a receita tal e qual a fiz.
Espero que gostem. O Zé Maria adorou, e disse que o bolo estava muito bom, e sei que também foi bastante apreciado por alguns meninos e educadoras. Mas neste dia, além da intenção, o que realmente contou foi a opinião do Zé.

Ingredientes bolo:
(adaptado de “The new easy” Donna Hay, página 148)

4 bananas médias e maduras
125ml de azeite de sabor suave
3 ovos
250g de açúcar amarelo
1 colher de chá de pasta de baunilha
225g de farinha com fermento
1 colher de chá de canela em pó

Ingredientes Cobertura:

150g de iogurte grego natural
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de pasta de baunilha
250g de framboesas e mirtilos

Preparação:

Descasque e esmague as bananas com um garfo. Junte depois o azeite, os ovos, o açúcar e a baunilha e misture bem até estar combinado. Junte depois a farinha e a canela e volte a misturar até estudo estar bem combinado.
Verta a mistura para um tabuleiro retangular (35x15cm) previamente forrado com papel vegetal. Deixe cozinhar cerca de 35 minutos em forno previamente aquecido a180ºC, e deixe depois arrefecer cerca de 5 minutos dentro da forma antes de desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.
Entretanto prepare a cobertura de iogurte misturando bem todos os ingredientes.
Depois de completamente frio, coloque o bolo no prato de servir e cubra com a cobertura de iogurte. Por cima disponha as framboesas e mirtilos e decore a gosto com velas e bandeirolas.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo09:43

    O bolo deve ser bastante aromático!
    Tenho sempre receio dos bolos e receitas com bolachas feitos com banana, pois por norma ficam muito húmidos/"enqueijados" ou moles, consoante os casos. Pode ter a ver com o tamanho da banana e o seu grau de amadurecimento.
    No entanto, vou ficar com esta receita para experimentar, talvez com alguns ajustes.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Onde compra a pasta de baunilha? Só encontro a essência... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:26

      Sónia Caseiro, eu costumo comprar na Ayur (Av. Visconde Valmor, próximo do Saldanha, em Lisboa), uma loja que vende muitos produtos ingleses. Experimente ver na Glood (ou lojas similares, que vendam artigos importados), ou lojas de Cake Design/artigos para bolos.
      Espero que a informação a ajude.

      Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Obrigada Sara Oliveira! Vivo em Leiria o que me limita um bocadinho. Tenho de procurar em lojas online. O preço é mais puxadote que a essência não?

      Eliminar
    3. Anónimo13:44

      Sónia, o preço é realmente é um pouco puxado comparativamente com a essência que se vende nos supermercados (a que comprei custou à volta dos 10-12 €), mas acaba por render pois tem um sabor concentrado (uso pouca quantidade). Tente ver nas casas que vendam artigos para bolos e festas/cake design, pode haver em vários tamanhos. Tenta ver nos sites/lojas on-line da Ayur, Glood, Isto Faz-se, Docinho de Açúcar, etc. Experimente ver se encontra a baunilha em pó da Vahine (vagem moída) nos supermercados grande/hipermercados que tenham uma boa secção de artigos para confeitaria/doçarias/sobremesas, é capaz de resultar (seguir as instruções de uso).

      Sara Oliveira

      Eliminar
    4. Obrigada mais uma vez Sara! Já andei a pesquisar nas páginas que mencionou e encontrei dentro dos valores que disse.Tenho mesmo de investir nessa pasta, pois só oiço maravilhas sobre ela!

      Eliminar
  3. Pena eu não gostar de banana... Mas q ficou lindo, ficou! Bjinhos e continuação de um fds de parabéns (especialmente ao António e a td a família).

    ResponderEliminar

Imprimir