Piri-Piri Caseiro


No nosso cantinho das aromáticas crescem imensas coisas. Além das aromáticas propriamente ditas, há ainda rúcula deliciosa, e um arbusto de piri-piri, que este ano tem estado carregado. Tenho apanhado os piri-piri, bem pequeninos e muito, muito picantes.
E além de azeite aromatixado - chilli oil, que gosto de ter sempre me casa, este ano há também imenso molho de piri-piri caseiro para usar com imensa moderação, porque está mesmo fogo.
Além disso, se a produção assim continuar, poderá ser uma outra coisa para colocar nos meus cabazes de natal!
Deixo-vos a preparação do piri-piri caseiro - que n\ao tem muito que saber, nem quantidades, porque é um bocado a olho, mas que é algo sempre útil para ter em casa e usar em alguns cozinhados.

Ingredientes:

malaguetas q.b.
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Coloque as malaguetas inteiras e sem os pés no copo da varinha mágica, e junte um pouco de sal. (Eu, em vez de fazer com a varinha mágica, uso um moinho de café eletrico para fazer isto, mas atenção que o meu moinho de café depois, não serve para moer café, apenas o uso para triturar misturas de especiarias, piri-piri e outras coisas do género.)
Junte também um pouco de azeite e triture até começar a fazer uma pasta. Se necessário acrescente mais um bocadinho de azeite - que além de ajudar a triturar, ajuda à conservação.
Com uma espátula envolva bem os ingredientes e, se necessário triture um pouco mais.
Coloque depois num pequeno frasco de vidro e guarde no frigorífico, utilizando depois conforme necessário  - e com atenção - nos seus cozinhados.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Gosto muito de azeite aromático com piri-piri mas sem ser muito forte. Belíssimo molho.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/queques-de-abobora-e-coco.html

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:01

    Ui...o monitor pegou "fogo"! (risos)
    Pela fotografia, parece ser bastante concentrado, além de ter uma cor vibrante.
    E vem a calhar para o tempo frio, pois "aquece" a alma, e ajuda a combater as constipações (acho que li em algum lugar esta informação)!
    A ideia do piri-piri para oferta não é descabida para os apreciadores de picante, seja pelo molho ou azeite aromatizado, ou mesmo seco/desidratado (inteiro ou em pó/flocos).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Também costumo a oferecer no Natal
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Quanto tempo aguenta no frigorífico?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana, eu também junto whiskey e ajuda a conservar, nem coloco no frigorífico. Cumprimentos, magda

    ResponderEliminar
  6. ola! estou a ponderar a oferta de cabazes de Natal para a familia este ano e gostei desta receita!agora tenho algumas questoes...
    as malaguetas usa frescas (acabadas de colher?) pois tenho secas do ano passado e nao sei se daria para usar...
    e quanto à conservação do molho é possivel fazer agora para oferecer no Natal sem que se estrague? ou teremos que fazer algo para conservar?

    ResponderEliminar
  7. A revelação para mim desta receita foi usar o moinho de café, tenho cá um parado e nunca me lembrei disso. Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar

Imprimir