Arroz de Tomate, Pimento e Coentros com Petinga Frita


Dia de retomar rotinas. O início da escola e da nossa vida com (novamente) mais regras e horários. Já se sabe que os primeiros dias vão ser mais complicados, mas sei que em breve tudo voltará ao normal.
Por aqui o fim de semana foi produtivo, talvez influenciado por esta “tendência” de Setembro como mês de recomeços e de iniciar novas coisas. Aproveitamos para fazer algumas coisas aqui por casa que estavam pendentes, e o resultado foi melhor do que o esperado.
Quando a receitas, fizemos alguns clássicos que ficam sempre bem, como este maravilhoso arroz de tomate com petinga frita!
Boa semana a todos. E bons recomeços!

Ingredientes para 3 pessoas:

1 tomate maduro (tamanho médio)
1 colher de sobremesa de polpa de tomate
1/2 pimento vermelho pequeno
1 cebola pequena
1 molhinho de coentros frescos
1 folha de louro
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 chávena de arroz

500g de petinga amanhada
sal q.b.
farinha de milho q.b.
azeite ou óleo para fritar

Preparação:

Pique a cebola e leve-ao ao lume, num tacho, com um pouco de azeite e o louro, deixando refogar alguns minutos. Acrescente depois o tomate também picado, a polpa de tomate e o pimento em cubinhos e deixe refogar mais uns minutos. Acrescente o triplo de quantidade de arroz (neste caso 3 chávenas para um arroz malandrinho) e retifique de sal e pimenta. Assim que levantar fervura acrescente o arroz, reduza para o mínimo, mexa  e tape, até que o arroz esteja cozinhado.
Entretanto tempere a petinga com sal. Leve uma frigideira ao lume com azeite (ou se preferir óleo). Passe as petingas por farinha de milho e frite-as em óleo quente até que fiquem douradas. Escorra em papel absorvente.
Sirva o arroz acabado de fazer e bem polvilhados com os coentros frescos acompanhado com as petingas fritas e uma salada de alface.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:31

    Esta sugestão é comida de conforto (adoro peixe frito com arroz de tomate/pimentos, arroz de grelos ou arroz de feijão), para animar um dia que começou chuvoso, com aromas de Verão (os eternos tomate e pimento, com o fresco dos coentros).
    Pois, Setembro já chegou e com ele um novo ciclo, uma nova rotina.
    No meu caso, é pensar nas tarefas de "formiga" ao nível da casa/despensa (doces, avios de frutos secos com e sem casca), e tarefas relacionadas com o jardim (colher ervas para chá, colher sementes, tratar das plantas, plantar/fazer estacas, pensar nas podas, encomendar lenha).
    Seja como for, há que aproveitar o tempo da melhor forma possível, pois cada época tem as suas coisas boas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que óptima sugestão,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Não sou grande fã de petingas fritas, mas esse arroz tem um ar divinal!

    ResponderEliminar
  4. Que excelente sugestão! Gosto imenso de arroz de tomate yuums ;)

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar

Imprimir