Atum no Tacho com Cebola e Tomate


Cá a casa continua a chegar o cabaz de peixe do “peixinho da lota”. E, muitas vezes é um “desafio” cozinhar  com peixes que uso menos, ou que até nunca cozinhei. Desta vez, o atum não nos era desconhecido, e acabou no tacho estufado com coisas simples como tomate e cebola...
Os miúdos adoraram e foi um dia em que até quiseram repetir.
Continuo a gostar muito deste cabaz, o peixe é delicioso, muito fresco e a entrega em casa facilita imenso. E tem sido uma óptima maneira de variar os peixes que comemos habitualmente.
Aqui fica o nosso atum no tacho!

Calendário de Workshops:

Colher de Chá no Furadouro - Ovar, já no próximo dia 15 de Outubro, domingo, pelas 10h na Colher de Chá, com o tema Receitas Simples para os Jantares Semanais. Para mais informações e para se inscreverem geral@colherdecha.pt.

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.

Ingredientes para 4 pessoas:

4 posta de atum (também podem usar bife de atum)
azeite q.b.
1 cebola grande
1 tomate grande maduro
coentros frescos picados
100ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
2 dentes de alho

Preparação:

Descasque a cebola e os dentes de alho. Lamine os dentes de alho e corte a cebola em meias luas finas.
Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola, a folha de louro e os dentes de alho laminados deixando refogar. 
Quando a cebola estiver loura, acrescente o tomate em pedaços (se não tiver tomate maduro pode usar tomate pelado de lata), envolva bem e refresque com o vinho branco.
Acrescente os coentros picados e as postas de peixe e tempere com sal e pimenta a gosto, deixando estufar em lume brando até o peixe estar cozinhado.
Sirva o peixe com a cebolada, batata cozida e feijão verde ao vapor.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo11:38

    Gosto desta ideia para o atum fresco!
    O desafio dos cabazes é esse, "puxar" pela imaginação para usar o produto recebido, disónível na época (frutas/legumes, ou peixe, neste caso).
    Confesso que tenho curiosidade com os cabazes ao domicílio, especialmente os de peixe (também há uns próximos de casa, da zona de Sesimbra), mas ainda não avancei, por causa dos horários de entrega, pois não estou em casa no período das entregas, durante a semana. Se houvesse ao Sábado, também seria complicado, pois faço as compras neste dia, em sítios variados, ou poderei ter compromissos marcados.
    Mas mesmo sem cabaz, há sempre a praça, com peixe com preços variados e da zona (Sesimbra).
    Para experimentar, com o atum de Sesimbra ou bife de atum, ou mesmo outro peixe.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:41

      *PS: ler "disponível" em vez de "disónível". Desculpem a gralha, as palavras fugiram"

      Sara Oliveira

      Eliminar

Imprimir