Empadão de Bacalhau e Couve Flor com Crosta de Parmesão


Não vale a pena continuar a falar do tempo, mas, verdade seja dita, ele também influencia muito o que comemos e a maneira como cozinhamos. E por isso senti-me tentada a fazer um prato muito mais outonal do que outra coisa, porque, confesso, ainda apetecem coisas reconfortante, principalmente à noite.
Depois de chegar a casa, para um frigorífico quase vazio de frescos, foi tempo de ir às compras, organizar a semana e a ementa semanal. E foi assim que saiu esta espécie de empadão, além de ter aproveitado o forno ligado para outras coisas como bolachinhas, granola, assar abóbora - tarefas que nem cheiram a Junho - mas que fazem parte das nossas rotinas.

Ingredientes para 4 pessoas:

400g de migas de bacalhau demolhadas e prontas a usar
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
pimenta q.b.
sal q.b.
noz moscada q.b.
1 cabeça de couve flor
200ml de creme fraiche (ou natas frescas normais)
50g de parmesão em lascas

Preparação:

Lava a couve flor e separe os floretes. Leve a couve flor a cozer a vapor.
Entretanto desfie o bacalhau com a ajuda de um pano ou do robot de cozinha. Descasque os dentes de alho e leve-os a um tacho ou frigideira juntamente com o azeite e a folha de louro. Deixe começar a fritar e junte o bacalhau deixando refogar durante uns 5 minutos.
Assim que a couve flor estiver cozida reduza-a a puré com a varinha mágica ou robot de cozinha e tempere a gosto com sal, pimenta e noz moscada. Junte também as natas e envolva bem.
Misture depois o bacalhau ao puré de couve flor envolvendo bem e coloque num prato que possa ir ao forno. 
Polvilhe depois a superfície com as lascas de parmesão e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que a superfície fique dourada. Acompanhe com uma salada de folhas verdes.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:53

    Há "mil e uma receitas de bacalhau", e esta é mais uma delas!
    Gosto de couve flor, embora esta apareça pontualmente na sopa ou num puré juntamente com a batata.
    Tenho que começar a usar com mais frequência, aproveitando a abundância delas (há fins de semana em que elas e os bróculos, estão com um preço bastante simpático, numa frutaria que costumo ir).
    O recheio de bacalhau lembra o do bacalhau com natas, que casa bem com este tipo de purés. O recheio deste empadão lembra um "mac and cheese" de bacalhau que fiz, para fazer o "milagre" da multiplicação de um resto de bacalhau, e gastar os restos de umas massas. Resultou bastante bem, parecendo um bacalhau com natas, com a massa a fazer a vez da batata.
    Venham ideias assim, para variar um pouco os legumes, e a sua forma de apresentação.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Num dia como hoje, bem bom :P Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. I love this. It is soo informative. Are you also searching for cheap assignment writing services we are the best solution for you. We are best known for delivering the best services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar
  4. I love your creativity. Are you also searching for engineering assignment help UK? we are the best solution for you. We are best known for delivering quality essay writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir