Frango Assado com Molho Barbecue de Laranja e Mel


As receitas de frango, a par das receitas de bacalhau, nunca são demais. Aliás são sempre precisas ideias novas para podermos variar.
Há uns dias, em conversa com uma pessoa amiga, ela dizia-me que cada vez tinha menos paciência para receitas com ingredientes novos, e coisas que ela nem sabia o que eram. Queria era poder usar os ingredientes de sempre e poder combiná-los de outras maneiras, mas sem ser preciso correr meio supermercado à procura de algo que provavelmente nunca mais ia usar. Que o que queria eram daquelas receitas com os ingredientes que todos temos sempre em casa. 
Por acaso, esta receita foi preparada muito antes dessa conversa, mas baseou-se exatamente no mesmo princípio, que eu sei ser uma das coisas que as pessoas mais gostam neste blogue. Pegar no que há, sem andar a inventar com novidades...  Hoje a receita é de frango e com ingredientes que quase todos devemos terem casa. E deixo também a dica de que resulta igualmente bem com entrecosto de porco, e só com asas ou perninhas de frango.
(E apesar de gostar muito de cozinhar com o convencional, eu também gosto muito de andar a inventar e experimentar coisas novas e diferentes!!! )
E, apesar de ser uma receita simples, mas simples, também há video para acompanhar passo a passo.

Dia 30 de Junho, às 15h, no Porto, nos Workshops Pop Up - “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Dia 1 de Julho, às 10h, no Furadouro - Ovar, na Colher de Chá - “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

1 frango partido em pedaços
1 laranja
sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de mostarda em grão à antiga (se não tiverem usem mostarda normal)
1 pitada de piri-piri moído
50g de ketchup
50g de mel
50ml de sumo de laranja

Preparação:

E só seguir o video:



Ou então:
Tempere os pedaços de frango com sal, pimenta, sumo e raspa de laranja e deixe marinar. 
Coloque depois o frango num tabuleiro que vá ao forno e à mesa, e leve-o a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até a carne estar cozinhado.
Entretanto prepare o molho: num tachinho coloque a mostarda, o sumo de laranja, o mel, o ketchup e um pouco de piri-piri e deixe dissolver tudo.
Assim que retirar o frango do forno verta o molho sobre ele e envolva bem de modo a que fique bem coberto. Polvilhe com um pouco de cebolinho e sirva.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Bom dia Joana, sem sombra de dúvidas sou uma fiel seguidora do blog e livros exactamente porque aqui recebo inspiração para as minhas receitas com ingredientes que conheço e que facilmente tenho em casa. Ás vezes o que falta é mesmo a imaginação.
    Muito obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:57

    Adoro esta ideia, e é mais uma para juntar às outras para variar o "fiel amigo nº 2"!
    Por muito curiosa que seja com "novos produtos" (algo que foge ao "normal"/tradicional: especiarias, farinhas "incomuns", legumes), nem sempre as "modernices" são aceites em casa. Muitas vezes aparecem integradas na receita, sem grandes "misturas", de forma a não causar estranheza.
    Este frango lembra um que costumo fazer marinado, e assado, com laranja e limão, variando os ingredientes conforme o que há em casa.
    Mas percebo a "saturação"/"falta de paciência" das pessoas para com ingredientes "novos" em receitas. Nem sempre se encontram no comércio da área de residência delas (ex. a oferta dos sortidos dos supermercados variam consoante a sua dimensão), o próprio custo de alguns ingredientes (no caso de orçamentos "contidos"), e a própria aceitação da "novidade" (no caso de as pessoas terem um paladar muito "tradicional", e serem avessas à "novidade").
    No entanto, há forma de dar a volta, e "inovar" dentro do que há em casa, mantendo as coisas "simples". Uma marinada diferente (sumo de laranja/limão, vinho, cerveja, sidra), umas ervas aromáticas/raspas de citrinos ou especiarias, podem fazer diferença em coisas "corriqueiras" do dia a dia.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. E não precisa de mais nada p ficar saboroso :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo04:28

    Oi "colher de pau " só.ficou uma dúvida que tempero este."piri piri " por favor me esclareça beijos

    ResponderEliminar
  5. desculpe minha ignorancia o que é Piri Piri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Piri piri é uma especiaria.. já existe em molho.. sendo moido.. penso que se encontra nos supermercados na secção das especiarias, em grão.. depois é só moer.. ou então verifique se têm já moido. É uma especiaria picante.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13:48

    Arrasou amiga 😍👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 amei essa receita 😋

    ResponderEliminar

Imprimir