Bolinhas de Tâmaras e Amêndoa com Sementes


Costumo comprar barritas cruas (com tâmaras, frutos secos e afins) para colocar nas lancheiras dos miúdos, ou para ter na carteira para quando a fome surge em ovasiões inesperadas (tanto a eles, como a mim!) Apesar de serem simples de fazer, por vezes há coisas que têm a ver com a conveniência de ter pronto em casa. Tenho sempre duas ou três barritas destas, assim como um par de pacotes de maçã desidratada, e pacotinhos de fruta bio de beber. São usados em situações de - “grab and go”, quando algo surge de repente e não tenho oportunidade de preparar grande coisa. São muito convenientes por isso. Porque estão guardadas na despensa à espera do dia e da hora a que são necessários, sem o problema de terem uma data de consumo mais reduzido, como muitas das coisas que fazemos em casa. Adoro ser eu a fazer coisas, mas ter algo sempre há mão é muito conveniente!
Entretanto, além das barritas que os miúdos gostam, há uns tempos comprei a mesma coisa mas em forma de “bites”, pequenas bolinhas perfeitas para partilhar. E lembrei-me logo das versões de “trufas” de figos, amêndoa e cacau que costumo fazer, e de que poderia transformar as barritas (que também faço e que há receita aqui!) em versão mini, de bolinhas, para colocar na lancheira dos miúdos no dia da piscina, ou quando saímos com eles, e também para uns snacks diferentes para o meio da manhã ou da tarde.
E assim saíram estas bolinhas deliciosas.

Só uma nota: para fazer as barritas e estas bolinhas, e até para adoçar alguns bolos e leites vegetais, prefiro usar as tâmaras já em pasta. Compro numa loja de produtos naturais uma versão bio da pasta de tâmaras (existe em embalagens de 500g ou de 1 kg), e compensa imenso, pois fica bem mais barato do que comprar as tâmaras. Quando é para triturar, metade do trabalho está feito, e não é necessário demolhar as tâmaras e triturar! Fica a dica.


Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias

Lisboa - 13 de Outubro - 15h Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 27 de Outubro - 15h Worshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios

Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 10 bolinhas:

50g de pasta de tâmaras (ou o equivalente em tâmaras)
50g de amêndoa com pele
10g de sementes de sésamo
10g de sementes de linhaça
10g de sementes de girassol

Preparação:

Comece por triturar as amêndoas grosseiramente (não as deixe muito finas), e coloque numa taça. Junte depois a pasta de tâmaras (caso use tâmaras inteiras, deixe-as amolecer umas duas horas em água quente, escorra e triture com a varinha mágica antes de usar). Acrescente também as sementes.
Amasse depois tudo muito bem as as mãos molhadas e forme depois bolinhas, não muito grandes.
Guarde no frigorífico, numa caixa hermética.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Olá Joana,

    Confesso que aqui em casa ninguém aprecia frutas caramelizadas ou barritas.

    Mas vou experimentar as caseiras, a ver se dessas gostamos!

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:58

    Embora goste de frutos secos e desidratados, não sou apreciadora de barrinhas de compra e afins, pois acho demasiado doce relativamente aos frutos "inteiros".
    É uma solução prática e não sendo apreciadora, já recorri a esse tipo de barrinhas em algumas ocasiões para alguns passeios (é mais prático e menos volumoso do que andar com as caixas dos frutos secos).
    Vou ficar com a receita de forma a experimentar, pois há sempre forma de adaptar ao nosso gosto pessoal.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. A Joana acerta sempre nas minhas vontades..não é que estava mesmo a tencionar fazer umas bolinhas energéticas está fim‑de‑semana:) Eu costumo fazer a pasta de tamaras ao lume com um bocadinho de água e depois passo com a varinha. Não vi a receita em lado nenhum mas calculei que não fosse muito diferente disto. Acha que assim também está bem? Obrigada.
    Marta

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:47

    Joana que dica fantástica em relação à pasta de tâmaras, obrigada!

    Já experimentei fazer algumas barrinhas em casa ou bolinhas energéticas mas fico sempre na dúvida por quanto tempo aguentam. Será que me consegue ajudar nesse sentido?

    Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir