Caldo Caseiro de Frango Aromático e Frango Corado


Sempre que possível gosto de fazer o meu próprio caldo de frango. Por vezes, aproveito para usar miúdos de aves que tenho congelados, ou peitos de frango que aproveito para outras preparações culinárias. Mas nada bate o caldo de frango feito em casa preparado com um frango caseiro. (Uma sorte ainda ter quem me arranje frangos caseiros.) Na impossibilidade de arranjar frangos caseiros, os vendidos como “do campo”, no supermercado, são então a melhor alternativa.
Claro que depois nada se estraga. O caldo, congelo-o em frascos de vidro, (que não encho até cima, deixo um espaço para o líquido expandir, e não haver nenhuma hipótese de o frasco poder rebentar no congelador), que depois vou descongelando e usando conforme as necessidades. E o frango? Ou se desfia e vai-se usando em receitas várias - uma lasanha, canelones, uma canja, empadas, folhados, quiches, tartes, ... mas, como eu mais gosto de usar, é fazer o frango corado, como as minhas avós faziam. É para mim a melhor forma de o aproveitar, numa receita que me trás sempre memórias. Seja da canja que faziam - com o caldo - e depois do frango corado que se comia, com batatinhas assadas (ou seriam fritas?!), arroz branco e salada.
Portanto hoje há receita dois em um. O caldo, que poderão depois aproveitar como quiserem - e que também vai servir para outra receita que irei partilhar - e o frango corado delicioso.

Próximos Workshops:

“Receitas para a Páscoa”

PORTO - 16 de Março:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

LISBOA - 30 de Março : Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

Ingredientes para o caldo:

1 frango caseiro ou “do campo) com cerca de 1,5kg
azeite q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
1 alho francês
100g de chouriço ou bacon 
2 folhas de louro
1 pernada pequena de alecrim
2 pernadas pequenas de tomilho
3 litros de água
sal marinho q.b.
8 grãos de pimenta 

Preparação:

Pique grosseiramente a cebola e os dentes de alho. Corte o alho francês em rodelas, a cenoura em cubos assim como o chouriço ou bacon.
Leve uma panela grande ao lume com um fio de azeite e junte a cebola e os dentes de alho picados, a cenoura em pedaços, o alho francês e o chouriço ou bacon. Refogue bem durante uns minutos. Junte depois o frango inteiro e acrescente  o louro, o tomilho, o alecrim e a água. Junte também os grãos de pimenta e tempere de sal. 
Deixe levantar fervura, tape o tacho, e deixe cozinhar em lume brando durante 1h30 a 2 horas.
Ao fim desse tempo retire o frango e reserve. Poderá usar o frango para outras preparações que queira, ou até congelar a carne já desfiada.
Coe o caldo e guarde-o também. Aqui por casa, congelo em porções de cerca de 500ml de vou usando conforme as necessidades.

Ingredientes para o Frango Corado:

1 frango caseiro cozido  (da preparação do caldo de frango da receita anterior - normalmente retiro o peito para outra preparação culinária e guardo já desfiado)
3 dentes de alho
2 folha de louro
1 colher de sopa de colorau
150ml de vinho branco
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.
picante ou piri-piri (opcional)

Preparação:

Coloque o frango já cozido num tabuleiro ou pirex que vá ao forno e à mesa. Tempere com um pouco de pimenta e umas pedrinhas de sal. Junte o colorau, o alho picadinho, o picante (se usar) e o azeite e esfregue a mistura sobre o frango. Acrescente o vinho branco e as folhas de louro partidas em pedaços.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até que fique douradinho, cerca de 35 minutos.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:58

    Este frango recorda a galinha que a minha mãe fazia quando era pequena!
    Gosto da ideia "2 em 1", o caldo e o frango corado, pois é uma forma de rentabilizar as coisas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Tudo o q é caseirinho, sabe sempre melhor :P Obrigada! Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir