Bifanas à Moda do Porto


O lanche ajantarado para comemorar o aniversário da Benedita foi decidido em cima da hora. Com ela e o Zé Maria doentes durante a semana, não sabia bem se iria ou não ter oportunidade de organizar  algo para comemorar o primeiro ano da Benedita. Portanto foi de véspera, que finalmente tudo se decidiu. E no dia seguinte lá iria ter em casa perto de 30 pessoas.
A ementa iria portanto ser simples, e não sei muito bem porquê, lembrei-me de duas coisas de imediato: Bifanas e Caldo Verde. E decidi fazer as bifanas à moda por Porto, por serem mais “práticas” de preparar para tantas pessoas. Único problema é que nunca tinha feito bifanas à moda do Porto, e queria uma receita que valesse a pena. Deixei o desabafo na minha página do facebook, com pedidos para uma boa receita, e várias foram as pessoas que me sugeriram procurar a receita do Necas de Valadares no Youtube. E assim fiz.
Adaptei pequenas coisas, como o uso de óleo e as quantidades, porque a receita não é precisa nesse ponto, e acho que não me saí mal, porque as bifanas foram largamente apreciadas.
Além das bifanas e do caldo verde e de algumas sobremesas, houve também travessas várias de queijos e enchidos entre uma ou outra coisa que vos irei dar conta nos próximos dias, porque os pedidos foram bastantes.
Para já aqui fica a receita das bifanas, preparadas a partir do video do Neca de Valadares (se quiserem ver o original é só procurar no youtube!)

Ingredientes:

1kg de bifanas de porco cortadas fininhas
2 folhas de louro
40ml de azeite
2 colheres de sopa de banha
1 tomate pelado
4 colheres de sopa de polpa de tomate
3 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
piri-piri q.b.
1 colher de chá de cominhos em pó
150ml de vinho branco
água q.b.

Preparação:

Num tacho largo coloque o azeite e a banha e deixe aquecer. Junte depois o louro e os dentes de alho grosseiramente picados e deixe refogar um pouco. Junte depois o tomate pelado (só o tomate, sem molho) e deixe cozinhar um pouco em lume brando. Acrescente a polpa de tomate, o vinho branco e deixe estufar uns minutos em lume brando.
Retire depois as folhas de louro e, com a varinha mágica triture tudo. Retifique de sal e pimenta, acrescente o piri-piri a gosto e junte os cominhos. Mexa bem e acrescente as bifanas no molho a ferver. Deixe cozinhar uns minutos e acrescente um pouco de água, retificando os temperos. As bifanas devem estufar lentamente neste líquido (eu coizinhei com o tacho tapado e em lume brando), e devem ter bastante molho, portanto, acrescente mais água (e retifique temperos ) se achar necessário.
Sirva bem quente, colocando molho no pão e de seguida as bifanas.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo08:55

    Pela amostra, estava tudo muito bonito!
    Manter as coisas simples é meio caminho andado para algo decidido na véspera, tendo em atenção a situação na altura.
    As bifanas e caldo verde andam de "mãos dadas", e é algo do agrado de todos.
    Mais uma ideia para variar as bifanas, pois nunca são demais as ideias para elas. Mais uma receita para experimenta!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que excelente ideia para uma coisa assim mais prática e simples! Caldo verde e bifanas são o par perfeito! Adoro! :)TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:40

    Bom dia ,
    Cozinho muitas vezes Bifanas à moda do Porto , mas uso uma receita da Clara de Sousa , apenas retirei a metade do limão "integral " , uso apenas o sumo.
    Beijinho e obrigada pelas suas partilhas diárias.
    Rosa Santos

    ResponderEliminar
  4. Eu vou comer no "sopas dos Pobres" tudos os dias! Putugal é um país pobre, mais nao gosto o Brasil, Angola, Cabo Verde e Espanhóis ... ignorância faz parte da minha cultura portuguêsa!!!

    PUTUGAL e uma merda e verdade e verdade! Nao trabalhos pa os Velhos e os Jovems...e verdade e verdade! E racismo puro e muito desgraciado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como nas Sopas dos pobres tudos dias em portugal! TUDOS!! Muita pobresa agora, nao trabalhos, miseria total. E que disse no goberno? Nada! Ajuda portugal, ajuda agora mesmo por que nao trabalhos e mais do 50% da pessoas nas Sopas Dos PObres tudos dias, sempre! Ajuda, ajuda, ajuda portugal, ajuda!!!!

      Eliminar
  5. Anónimo14:31

    Só faltam aí 2 ingredientes para ficarem mesmo no ponto. Cerveja...a verdadeira bifana no Porto leva sempre cerveja no molho, e um bocadinho de gengibre ralado (este é um ingrediente que uso que dá um sabor único, dos deuses). Obrigada pela partilha, adoro as suas receitas.

    ResponderEliminar

Imprimir