Caracóis Folhados de Chourição e Mozarella


Quando organizo festas de aniversário cá em casa, não há volta a dar. Somos sempre muitos que a família é grande. E porque eu também faço questão de convidar os nossos amigos que são família. Claro que dá algum trabalho receber tantas pessoas em casa, mas são só duas ou três vezes por ano, e eu faço mesmo questão. 
Nunca sabemos o dia de amanhã. E acho que por isso devemos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá para juntar as pessoas de quem gostamos e celebrar, viver, desfrutar, conviver. Porque amanhã pode ser tudo diferente... 
Claro que receber muitas pessoas tem sempre a questão do que cozinhar. E do que se pode fazer que todos gostem, seja rápido e simples.
E foi com essa ideia que estes caracóis folhados surgiram. Tão ou mais simples de fazer como os folhadinhos de salsichas. E já os preparei em diversas versões, desde salmão fumado a fiambre e mostarda. Desta vez chourição e queijo e um toque de oregão e ficaram a saber a pizza.



Ingredientes para cerca de 50 caracois:

2 embalagens de massa folhada refrigerada pronta a usar
200g de queijo mozarella ralado
200g de chourição
oregãos secos q.b.

Preparação:

Desenrole a massa folhada, deixando-a esticada. Sobre cada uma das massa coloque as fatias de chourição (cerca de 100g em cada massa) e por cima do chourição o queijo ralado (100g em cada massa também). 
Enrole depois cada uma das massa como se fosse uma torta, e corte em fatias de cerca de 0,5cm de espessura e coloque-as depois deitadas num tauleiro forrado com papel vegetal.
Polvilhe com oregãos secos, e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 20 minutos ou até a massa estar bem folhada.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Poderá fazer os folhados de véspera e guardá-los depois de frios numa caixa hermética até ao momento de servir.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Tão bons,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Mas que bom aspeto!!
    E são mesmo simples de fazer...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:22

    Por vezes não é preciso complicar muito as coisas!
    Gosto da sugestão, e é uma boa ideia para gastar uma massa folhada que tenho no frigorífico, adaptando ao que há, embora ache que o "aroma a pizza" é uma combinação vencedora.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana! As massas folhadas são das rectangulares, ou dá para fazer com as redondas? :)

    ResponderEliminar

Imprimir