Borrego no Tacho com Batatas



Outubro chegou. E com ele, apesar de os dias ainda mornos, a lembrança do Outono que está a chegar. De repente já se pensa em marmelos, abóboras, castanhas e dióspiros. Já se afasta e ideia de verão, e se começa a pensar no Natal. Já sonho com chá quente e lareiras acessas.

Outubro chegou e trás com ele a calma dos meses de Outono, que são dos meus preferidos. Imagino já o cheiro da terra molhada, e de repente vem-me à memórias recordações de tempos passados que nunca mais de vão repetir. De cheiros e de lugares que onde eu provavelmente não vou voltar, e se voltar nunca será da mesma maneira. 

De repente penso no borrego da avó, em arroz doce, em queijo da serra, bolo de laranja, em pão de azeite e em requeijão com doce de abóbora…

Para já, enquanto a abóbora não chega para os doces, o borrego já esteve à mesa.


Ingredientes para 4 pessoas:


650g de borrego cortado em pedaços (usei parte do peito e costela, mas podem usar as partes que preferirem)

8 batatas médias

1 cebola grande

2 folhas de louro

1 limão

sal e pimenta q.b.

2 dentes de alho

200ml de vinho branco

1 colher de chá de colorau em pó

coentros frescos picados

azeite q.b.


Preparação:


Comece por temperar o borrego, o que poderá fazer de véspera e depois acondicionar no frigorífico durante a noite, devidamente tapado. Tempere-o de sal, pimenta, sumo de limão, 50ml de vinho branco e os dentes de alho picadinhos.

Leve depois um tacho ao lume com um pouco de azeite, o louro e a cebola cortada em meias luas finas, e deixe refogar. Junte depois o borrego escorrido da marinada e envolva no refogado, deixando-o dourar durante alguns minutos. Junte depois  a marinada, o resto do vinho branco e o colorau. Mexa e tape o tacho, deixando o borrego cozinhar cerca de 45 minutos ou até ficar macio.

Entretanto descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas. Acrescente-as ao borrego. Envolva bem e polvilhe com alguns coentros picados e ratifique de sal. Tape novamente o tacho e deixe cozinhar até que as batatas estejam macias.

Sirva depois, polvilhado com mais coentros picados. 

Acompanhe com legumes cozidos ou uma salada!


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Que fantástica sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Que aspeto maravilhoso. Deixou-me com uma vontade sublime de dar uma garfada.
    .
    Deixando um abraço

    ResponderEliminar
  3. Querida Joana, sigo-a com satisfação e acho muita piada ao sentimento que tem pelo Outono, e pelo natal também, cá em casa passa-se exactamente o mesmo. Por fantástico que o Verão seja, é no "calor" do Outono que a comida alimenta o coração. Em altura de compotas e de recolher, afloram recordações do inigualável carinho e amor dos avós (e da família), enquanto nos ensinavam a cozinhar, e de uma infância terna que já lá vai.Agora tentamos reproduzi-la para os nossos pequeninos.
    Um grande beijinho e muitas felicidades para si e para os seus.
    Continuo deste lado a segui-la.

    ResponderEliminar

Imprimir