Ovos Mexicanos no Forno



Às vezes é preciso fazer um exercício mental para fazer receitas sem carne nem peixe, que agradem a todos cá em casa. Os miúdos têm dias que gostam mais, e outros que gostam menos, é normal. Mas isso não me demove de continuar a fazer receitas diferentes. de diminuir o nosso consumo de carne ou de peixe, e de planear receitas semanalmente que não incluam nem uma coisa nem outra.

Desta vez a receita foi do agrado de todos. Muito simples de preparar, económica até, e que podem adaptar com um ou outro ingrediente.


Ingredientes:

(adaptado a partir de uma receita dp Gordon Ramsay)


400g de feijão preto cozido

1 alho francês grande

2 dentes de alho

2 tomates (frescos ou pelados)

malagueta seca (opcional)

azeite q.b.

1 colher de chá de cominhos

sal e pimenta q.b.

200g de queijo ralado

5 ovos

Tortilhas de milho (Nachos) opcional


Preparação:


Corte o alho francês em rodelas finas e lave-o bem. Pique os dentes de alho.

Leve uma frigideira ou wok ao lume com um pouco de azeite. Junte depois o alho francês e os dentes de alho picados e deixe refogar durante uns 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente depois os cominhos e tempere de sal.  

Corte depois os tomates em cubinhos pequenos e junte ao refogado, juntamente com un pouco de sal, a malagueta seca, se usar, e o feijão preto escorrido.  Deixe cozinhar uns minutos até o tomate e o alho francês estarem macios. 

Coloque depois esta mistura no fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa. Abra umas pequenas cavidades e abra os ovos aí para dentro. Cubra com o queijo ralado, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos, até o queijo estar derretido e o ovos no ponto que mais gosta. (mais ou menos cozinhados)

Retire do forno e polvilhe com um pouco de coentros picados ou outra erva fresca. Junte depois os machos, espetando-os sobre a mistura. 

Sirva com arroz branco ou com mais tortilhas.


Bom Apetite!

2 comentários :

Imprimir