Arroz de Grão de Bico com Especiarias. Tomate e Queijo Feta



A semana está a acabar, e partilho aqui a receita sem carne nem peixe desta semana.Depois de uma semana a dar uso ao que havia no congelador e a apenas ter comprado alguma fruta, dou conta que nós temos quase sempre muitas mais coisas em casa do que o que pensamos inicialmente, e se colocarmos a imaginação a trabalhar, se nos inspirarmos no sítio certo, conseguimos “criar” receitas diferentes e ter refeições igualmente deliciosas.

O arroz que temos quase sempre na despensa. E o grão de bico. O último tomate e um pacote de feta quase a passar a validade. E que, com umas especiarias se transformam mesmo numa refeição cheia de sabor.

Deixo-vos a ideia para o fim de semana! Dar uma volta ao vosso congelador. Verem tudo o que anda por lá! Fazerem uma lista. E planearem a partir do que já têm em casa em vez de comprarem coisas que até podem ter congeladas! Vamos a isso?


Ingredientes para 4 pessoas:


1 chávena de arroz basmati (podem sem sobras de arroz que tenham)

350g de grão de bico cozido

200g de queijo feta

1 tomate

1 cebola pequena

1 colher de sobremesa de pó de caril ou de outras especiarias à escolha

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Comece por fazer o arroz, cozendo-o como se fosse massa. Leve um tacho ao lume com água abundante e tempere com um fio de azeite e com sal. Quando a agua levantar fervura, junte o arroz e deixe cozinhar, e lume brando e destapado até o arroz estar cozinhado, cerca de 10 minutos. Escorra depois o arroz e reserve.

Entretanto pique a cebola e leve-a a alourar numa frigideira com  um pouco de azeite. Junte depois o caril ou as especiarias e envolva bem deixando cozinhar uns minutos, Acrescente o grão escorrido e envolva deixando cozinhar uns minutos. Junte agora o arroz e envolva tudo. Reserve.

Corte o tomate em cubinhos pequenos, assim como o feta e envolva no arroz.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir