Pataniscas de Talos



No ultimo fim de semana, foi mais uma vez dia de rumar a Lisboa e ao Porto, para mais um workshop. Desta vez o tema foram “Receitas económicas e sem desperdício”. E estas pataniscas de talos que vos trago hoje, foram uma das receitas que levei e talvez a que mais surpreendeu toda a gente, tanto em Lisboa, como no Porto.

São basicamente pataniscas de nada. Numa outra receita usamos apenas os floretes de brócolos e de couve flor, e ficamos com as folhas exteriores e com os talos. E são essas folhas e esses talos - que têm também outra prática utilização no puré de sopa - que utilizamos como recheio das nossas pataniscas.

Todos acharam estranho e por vários motivos. Porque não cozinhamos nenhuns destes talos anteriormente, porque provavelmente iam ficar fibrosos e rijos e com um sabor estranho.

No fim, foi de todas a receita que mais surpreendeu. E como de “nada” ou de algo que não valorizamos, fizemos praticamente uma refeição. Há receitas que são demasiado “boas” para ficarem apenas em workshops! E porque se é para evitar desperdício e dar mais valor ao nosso dinheiro, vale a pena serem partilhadas para todos!

   

Ingredientes para 4 pessoas:


Talos de brócolos e de couve flor

Sal e pimenta q.b.

½ cebola

3 ovos

1 chávena mal cheia de farinha

Água q.b.


Preparação:


Corte os talos de brócolos e couve flor em pequenos pedaços e coloque-os numa taça e acrescente a cebola, os ovos e a farinha. Tempere com um pouco mais de sal e pimenta e mexa bem. Se a massa estiver muito grossa, junte um pouco de água.

Frite depois colheradas de massa em óleo ou azeite quente até ficarem bem douradas de ambos os lados e escorra-as sobre papel absorvente.

Sirva com uma salada ou arroz de feijão!


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir