Já fiz estes pãezinhos algumas vezes e são uma alternativa óptima para variar de fazer quase sempre 1 pão grande e ajuda imenso nos lanches dos miúdos.
Tal como muitas outras coisas, acabo pro fazer e congelar - já partidos ao meio - e torna-se muito pratico para enviar para lanches.
O que tenho notado, agora com a massa mãe, é que acabo a fazer as mesmas coisas que fazia anteriormente, mas usando a massa mãe em vez de outro fermento. É necessário alguma adaptação e perceber que as levedações são também mais demoradas. Mas vale a diferença!
Ingredientes para cerca de 10 pãezinhos:
(Receita original da Francisca Fonseca aqui: https://www.instagram.com/p/DXUsy4DDKcB/)
100g de massa mãe activa
500g de farinha de trigo
340g + 45g de água
10g de azeite
10g de sal
Preparação:
Numa taça coloque 340g de água e as 500g de farinha e amasse com a batedeira (ou à mão) durante uns minutos. A massa fica irregular, mas não faz diferença. Deixe repousar 30 minutos.
Adicione depois à massa anterior a massa ma~e, o sal, o azeite e os 45g de água e volte a amassar na batedeira agora até tudo ficar bem incorporado, e uma massa homogénea, brilhante e elástica.
Tape e deixe levedar.
Durante esta primeira fermentação, faça 3 séries de dobras com intervalos de 30 minutos cada, usando as mãos molhadas. Tape depois e deixe levedar até ao final da fermentação - até a massa dobrar de volume. (Se quiser poderá depois seguir para a modelagem, ou se preferir colocar a massa no frigorífico durante a noite).
Para modelar, polvilhe a bancada generosamente com farinha e vire a massa sobre a bancada, esticando-a ligeiramente num retângulo. Polvilhe a massa com mais farinha e corte-a com um raspador de massa em retângulos - para formar os pães - do tamanho que desejar.
Tape os pães com um pano e deixe levedar novamente, cerca de 2 horas até a massa estar bem fermentada e cheia de bolhas e ao pressionar com o dedo, praticamente não volta ao formato original.
Pré aqueça depois o forno a 250ºC cerca de 30 minutos (se tiver uma pedra de forno, poderá usar) .
Transfira os pães para uma folha de papel vegetal e transfira depois tudo para a pedra bem quente no forno. Cozinhe por 20 minutos. Coloque também uma taça com água no forno para criar vapor.
Ao fim desse tempo retire a taça de água, reduza a temperatura para 200ºC e asse mais 20 a 25 minutos até os pães ficarem bem cozidos.
Retire e deixe arrefecer.
Bom Apetite!

Sem comentários :
Enviar um comentário