Salada de Polvo

Ultimamente, e apesar do cansaço, a minha vontade para cozinhar tem andado em alta. Algumas coisas simples, outras mais inspiradas, mas imensa vontade de andar de volta dos tachos, de experimentar, de testar e de tentar fotografar alguma coisa de jeito.
A desculpa do Mundial, e de preparar alguma coisa para comer enquanto se veem os jogos – ou antes dos jogos, depende da hora – tem-me feito andar de volta de alguns petiscos. Para este domingo dei comigo a sair de casa para comprar pimentos de Padrón e presunto, porque meti na cabeça que queria prepara uma tábua de queijo e presunto e estavam-me a apetecer uns pimentos de Padrón.
Já em casa, com os ingredientes desejados, lembrei-me de que tinha no frigorifico um resto de polvo cozido. Por isso saiu mais um petisco para a nossa mesa, uma saladinha de polvo que acompanhei com umas torradas fininhas de pão alentejano. Afinal, tudo o que é petisco é comida para ver jogos de futebol.
O resultado do jogo acabou por não ser o desejado, mas os petiscos não falharam.
Fica a receita da saladinha de polvo como é apreciada aqui por casa!

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de polvo cozido
2 tomates pequenos
½ pimento verde
1 dente de alho
1 cebola pequena
1 molho de coentros
Azeite q.b.
Vinagre q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte os tentáculos do polvo em fatias finas e coloque numa saladeira.
Pele ou descasque o tomate e limpe-o de sementes. Corte-o depois em cubinhos, assim como o pimento e junte ao polvo.
Descasque a cebola e o dente de alho. Pique-os finamente e acrescente ao polvo. Pique os coentros e junte também.
Tempere tudo com um pouco de sal e pimenta, azeite e um pouco de vinagre e envolva bem para os sabores casarem. De preferência prepare a salada algumas horas antes de a servir.
Sirva com fatias fininhas de pão alentejano torrado.

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Adorei seu blog. Fiquei fã de tudo o que vi..
    muitos parabena e muito sucesso.
    BeijinhO grande
    Www.cookingwith-maria.blogspot.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Que delicia, suas receitas são sempre muito boas e esse petisco ficou maravilhoso!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  3. Adorooooooooooo salada de polvo, mas cada vez que tento cozer polvo fica sempre para o duro... já tentei as receitas que fui vendo na internet, mas parece que comigo não resulta.,. Alguma dica hiper super especial???? :)
    beijinhos e obrigado

    Mafalda

    ResponderEliminar

Imprimir