Panquecas de Aveia com Frutos Vermelhos

Muito obrigada a todos os que estiveram presentes tanto na apresentação do livro em Coimbra, como na Feira do Livro de Lisboa. É sempre bom poder estar convosco, conversar um bocadinho e receber o carinho e as mensagens de que gosta do nosso trabalho. Obrigada por estarem presentes, por não me deixarem sozinha e por serem tão generosos nos vossos gestos e palavras.
Foi um fim de semana abrasador…. Daquele calor que eu gosto pouco e que chegou de repente, que os tolda o discernimento e nos dá pouca vontade de estar na cozinha. Mas o tempo quente também trás coisas boas. Neste caso as frutas e os vegetais. Vim carregada de coisas boas do mercadinho biológico do Botânico, e não resisti a usar as primeiras framboesas e mirtilos da época para acompanhar uma versão mais saudável de “panquecas” que foram o pequeno almoço de domingo. Uma massa muito simples numa versão de panquecas menos fofas mas bastante saborosas que não deitam tudo a perder quando estamos a falar de alimentação mais saudável!
Espero que gostem!

Ingredientes para 2 pessoas (cerca de 4 panquecas)

8 colheres de sopa de aveia triturada finamente até obter uma espécie de farinha
2 ovos
175ml de leite
1 colher de sobremesa de azeite
1 pitada de sal
Frutos vermelhos a gosto (framboesas, mirtilos e morangos)
Mel ou Xarope de Bordo

Preparação:

Numa taça misture a aveia triturada com os ovos e uma pitada de sal. Adicione depois o azeite e o leite e misture bem com um batedor de varas ou com um garfo até obter uma massa lisa o homogénea.
Leve uma frigideira pequena ao lume (daquelas de estrelar um ovo) e pincele-a com um pouco de azeite. Coloque um pouco de massa e deixe cozinhar de um lado antes de virar as panquecas para cozinharem do outro lado. Repita até esgotar a massa das panquecas.
Para servir, coloque as panquecas num prato. Regue com mel ou xarape de bordo e junte alguns frutos vermelhos.

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Faço panquecas de aveia muito regularmente - podem não ser tão fofas quanto as normais mas são deliciosas. E com frutos vermelhos, já são uma combinação tradicional :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muito bom!!! Lindas panquecas!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar

Imprimir